A importância do planejamento das TICs no ensino da Matemática: o plano de aula como instrumento para a aprendizagem significativa
Resumen
Este trabalho visa contribuir acerca das reflexões sobre a importância do planejamento das tecnologias de
informação no plano de aula do ensino da Matemática através de uma aprendizagem que traga significado para o
aprendiz. Dessa forma, buscou-se embasamento teórico nas teorias cognitivista da Aprendizagem significativa,
de David Ausubel, e, socioconstrutivista, de Paulo Freire, aliadas às concepções sobre planejamento escolar
oriundas de Vasconcellos e Libâneo. A aprendizagem significativa se formaliza quando o conhecimento a ser
construído se relaciona com o conhecimento prévio do aluno sobre o que se quer aprender para, assim, resultar
em um produto final. Nesse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), agregadas a um
bom planejamento, podem contribuir para a qualidade dessa aprendizagem e, para isso acontecer, a sondagem
e/ou investigação desses conhecimentos dos aprendizes se faz necessária. A reflexão crítica do professor sobre
sua prática de ensino, também, é aspecto que colabora de forma significativa para o ensino. Este trabalho, de
natureza investigativa, buscou através de pesquisas bibliográficas desenvolver um plano de aula, utilizando a
Aprendizagem Significativa com auxílio das TIC’s com a intenção de despertar a reflexão sobre a importância,
na contemporaneidade, do planejamento das tecnologias nos planos de aula de Matemática e propiciar alguma
possibilidade que tenha significado para o aluno na construção da aprendizagem e não, apenas, mostrar os
detalhes da construção de um plano de aula.