Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ludmila Nogueira da
dc.date.accessioned2024-10-29T17:26:03Z
dc.date.available2024-10-29T17:26:03Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSILVA, Alessandra de Santana da. Módulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Divulgação Científica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1210
dc.description.abstractMesmo estando no século XXI, ainda se observa, em muitas salas de aula, um ensino tradicional, descontextualizado e ineficaz em envolver o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem. Práticas pedagógicas, fundamentadas em princípios das denominadas metodologias ativas de ensino, podem trazer mudanças de atitudes em sala de aula, propiciando um ensino mais dinâmico, desafiador e participativo. Assim, esta pesquisa objetivou propor uma atividade investigativa interdisciplinar, baseada em conhecimentos químicos presentes no módulo “Visão” da exposição “NeuroSensações” do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ Campus Avançado Mesquita, aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando princípios da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para tanto, foi necessário conhecer o módulo “Visão”, identificar os conceitos químicos, elaborar uma situação-problema e um roteiro das ações necessárias à aplicação da metodologia com a turma. Realizou-se, então, pesquisa qualitativa de natureza descritiva- exploratória e revisão de literatura. Diante disso, verificou-se a possibilidade de aplicar fundamentos da Aprendizagem Baseada em Problemas, formulando uma situação- problema abordando conceitos químicos presentes no módulo “Visão”, além de uma sequência didática com ações norteadoras para professores interessados em aplicar essa prática. Espera-se, com este trabalho, trazer contribuições para educadores da Educação Básica, de diferentes áreas do conhecimento, na aplicação dessa metodologia, ocorrendo em mudanças de posturas no ensino-aprendizagem, tanto dos professores como dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemas;pt_BR
dc.subjectEstudo de Casos;pt_BR
dc.subjectEnsino Investigativo;pt_BR
dc.subjectEnsino de Química.pt_BR
dc.titleMódulo "visão" da exposição "Neurosensações" e fundamentos da aprendizagem baseada em problemas: uma combinação possível como prática metodológica no Ensino de Química.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alessandra de Santana da
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples