Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Gustavo Henrique Varela Saturnino
dc.date.accessioned2024-10-29T17:13:57Z
dc.date.available2024-10-29T17:13:57Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSANTOS, Lucas Nascimento dos. Pokémon Jornadas: como um anime pode servir como ferramenta de educação e divulgação da ecologia. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Divulgação Científica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1209
dc.description.abstractAlém de ser uma excelente fonte de entretenimento, a cultura pop presente no audiovisual se mostrou promissora no ambiente educacional. As animações, fruto dessa cultura, podem ser um instrumento capaz de tornar o conteúdo científico mais acessível e fazer com que o público tenha cada vez mais interesse pela ciência. O objeto de estudo do presente trabalho é a série Pokémon Jornadas, que faz parte de uma das maiores franquias de entretenimento do mundo, e impacta há duas décadas a cultura pop. Dentro das demandas de se identificar novas ferramentas para a educação, o presente trabalho buscou compreender como o desenho Pokémon pode funcionar como ferramenta de educação e divulgação de ecologia. Compreende-se que um melhor entendimento da área ecológica é necessário para que os seres humanos estabeleçam uma melhor relação com o meio ambiente, visto que esta área estuda as relações dos organismos com a natureza. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) para analisar os elementos ecológicos na animação. Como resultado, identificou-se 13 conceitos da ecologia representados na animação. Dentre eles, 12 foram encontrados em livros didáticos que seguem os parâmetros nacionais da educação básica. Acredita-se que o episódio um de Pokémon Jornadas tem um grande potencial de ser uma ferramenta de educação e divulgação da ecologia. A perspectiva futurapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectDivulgação Científica;pt_BR
dc.subjectAnime;pt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectEcologia;pt_BR
dc.subjectPokémon.pt_BR
dc.titlePokémon Jornadas: como um anime pode servir como ferramenta de educação e divulgação da ecologia.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Lucas Nascimento dos
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples