Incluindo para incluir, uma Oficina Educacional para profissionais da Educação.
Resumen
A presente pesquisa se originou do cotidiano vivenciado
no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Hélia Lúcia Moreno Ferreira,
localizado no Bairro de Costa Barros, sob responsabilidade da 6a
Coordenadoria Regional de Educação do município do Rio de Janeiro. Uma
questão me causou inquietação em relação ao atendimento: quais os
desafios e estratégias dos profissionais de Educação na socialização da
criança com deficiência no EDI Hélia Lúcia Moreno Ferreira, situado na 6a
CRE do município do Rio de Janeiro? A pesquisa apresenta como objetivo a
construção de um produto educacional no formato de oficina com objetivo
de tornar a inclusão um hábito diário, discreto e imperceptível no espaço
escolar. A base teórica e conceitual foi construída com autores que
discorrem sobre a Educação e a Inclusão como NÓVOA (2002) e REDIG,
MASCARO e DUTRA (2017), além da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa
com Deficiência, entre outros que fundamentaram a pesquisa. Os
resultados estão ligados a construção da oficina educacional de cunho
prático e reflexivo que poderá ser acessada e utilizada pela equipe escolar
e busca tornar a socialização das crianças com deficiência na Educação
Infantil um momento repleto de experiências, brincadeiras, atividades e
construções afetuosas e felizes, tornando o desenvolvimento um processo
prazeroso para todos, crianças e profissionais, culminando em um artigo
científico com os resultados levantados e construídos a partir de trocas para
o crescimento pessoal e profissional da equipe.