Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarletti, Chrystian
dc.date.accessioned2024-10-10T18:30:23Z
dc.date.available2024-10-10T18:30:23Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationLIMA, Mawell. Mundo do trabalho contemporâneo na Web 3.0: contribuindo com a formação integral dos discentes do curso Operador de Computador da FAETEC, RJ. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1184
dc.description.abstractEste trabalho acadêmico visa disseminar informações cruciais sobre linguagens e tecnologias da Web 3.0 (Web3), essenciais para a atualização e formação no âmbito da aprendizagem dos alunos do curso de Operador de Computador da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), RJ. Através de uma abordagem integral e emancipatória no contexto tecnológico da Web, elucidamos uma variedade de termos técnicos, tais como Tokenização, Blockchain, Descentralização, entre outros, que são intrínsecos à área das ciências exatas e devem ser integrados à formação geral. Esta última engloba a compreensão dos conceitos de educação profissional e tecnológica sob a ótica da complexidade humana, exigência atual para aqueles que aspiram a ingressar no mundo do trabalho contemporâneo. A intenção investigativa deste estudo é contribuir para a formação de profissionais que buscam qualificações lineares e específicas, mas que frequentemente não abordam aspectos da formação geral, que incluem o ser, o saber e o fazer, transcendendo a rotina laboral. Portanto, almejamos fomentar uma formação mais humanizada e libertadora, que esteja em consonância com os diversos contextos nos quais esses indivíduos se inserem. A pesquisa é motivada pelos recentes relatórios de organizações internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho, que destacam a ameaça do desemprego na sociedade atual, diante do avanço de tecnologias que automatizam funções tradicionalmente desempenhadas por humanos. Com base em um levantamento bibliográfico abrangente, buscamos instigar reflexões e evidenciar os impactos das tecnologias digitais em diferentes setores da sociedade, com ênfase no mundo do trabalho contemporâneo. Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a Educação Profissional e Tecnológica é fundamentada em princípios de formação integrada, que promovem a emancipação dos estudantes. Nesse contexto, desenvolvemos um produto educacional em formato de vídeo, adotando uma metodologia dialógica para engajar os participantes da pesquisa. Este recurso é um passo adiante na direção de uma educação que valoriza tanto a especialização técnica quanto o desenvolvimento humano integral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectWeb 3.0pt_BR
dc.subjectWeb3pt_BR
dc.subjectTokenizaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectBlockchainpt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleMundo do trabalho contemporâneo na Web 3.0: contribuindo com a formação integral dos discentes do curso Operador de Computador da FAETEC, RJ.pt_BR
dc.contributor.authorLima, Maxwell de
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples