• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Mundo do trabalho contemporâneo na Web 3.0: contribuindo com a formação integral dos discentes do curso Operador de Computador da FAETEC, RJ.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mawell de Lima (8.094Mb)
Data
2024
Autor
Lima, Maxwell de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho acadêmico visa disseminar informações cruciais sobre linguagens e tecnologias da Web 3.0 (Web3), essenciais para a atualização e formação no âmbito da aprendizagem dos alunos do curso de Operador de Computador da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), RJ. Através de uma abordagem integral e emancipatória no contexto tecnológico da Web, elucidamos uma variedade de termos técnicos, tais como Tokenização, Blockchain, Descentralização, entre outros, que são intrínsecos à área das ciências exatas e devem ser integrados à formação geral. Esta última engloba a compreensão dos conceitos de educação profissional e tecnológica sob a ótica da complexidade humana, exigência atual para aqueles que aspiram a ingressar no mundo do trabalho contemporâneo. A intenção investigativa deste estudo é contribuir para a formação de profissionais que buscam qualificações lineares e específicas, mas que frequentemente não abordam aspectos da formação geral, que incluem o ser, o saber e o fazer, transcendendo a rotina laboral. Portanto, almejamos fomentar uma formação mais humanizada e libertadora, que esteja em consonância com os diversos contextos nos quais esses indivíduos se inserem. A pesquisa é motivada pelos recentes relatórios de organizações internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho, que destacam a ameaça do desemprego na sociedade atual, diante do avanço de tecnologias que automatizam funções tradicionalmente desempenhadas por humanos. Com base em um levantamento bibliográfico abrangente, buscamos instigar reflexões e evidenciar os impactos das tecnologias digitais em diferentes setores da sociedade, com ênfase no mundo do trabalho contemporâneo. Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, a Educação Profissional e Tecnológica é fundamentada em princípios de formação integrada, que promovem a emancipação dos estudantes. Nesse contexto, desenvolvemos um produto educacional em formato de vídeo, adotando uma metodologia dialógica para engajar os participantes da pesquisa. Este recurso é um passo adiante na direção de uma educação que valoriza tanto a especialização técnica quanto o desenvolvimento humano integral.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1184
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV