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dc.contributor.advisorComarú, Michele Waltz
dc.date.accessioned2024-10-10T15:44:14Z
dc.date.available2024-10-10T15:44:14Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationMOREIRA, Simone Gomes Vasconcelos. A contribuição da contação de história para o letramento crítico na educação profissional e tecnológica. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1176
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e pertence à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Considerando as reflexões geradas a partir de Contação de Histórias que tratam de alguns temas transversais, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as atividades de Contação de Histórias que contemplam alguns dos objetivos da Agenda 2030 poderiam colaborar para o desenvolvimento do letramento crítico por meio da oralidade. A pesquisa se caracteriza quanto à natureza do método como qualitativa, de caráter exploratório, e utiliza como métodos de intervenção a pesquisa-ação e o levantamento bibliográfico. Esse estudo embasou a construção do Produto Educacional (PE) intitulado “Contar e refletir histórias”, um portfólio que apresenta como o processo de planejamento e execução de uma ação (roda de conversa) com o intuito de propor novos caminhos para se estabelecerem novas relações com a linguagem oral a fim de se alcançar indicadores de Letramento Crítico. Espera-se contribuir para a Formação Humana Integral de alunos do Curso Técnico Subsequente em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, no Campus São João de Meriti. A coleta de dados foi feita envolvendo a aplicação de um questionário, uma discussão em roda de conversa e a análise de áudios das atividades realizadas, a fim de viabilizar os resultados que subsidiassem as reflexões e considerações expostas. Nesta investigação foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin para a análise dos dados coletados e precisão das conclusões finais. Por meio da aplicação prática do Produto Educacional, constatou- se que o mesmo é inovador, que despertou episódios de envolvimento reflexivo nos participantes pelos instrumentos da escuta sensível e da expressão oral, e que a falta de afluência com alguns conceitos apresentados foi suprida pela própria vivência da prática educativa exploratória. A atividade interventiva revelou que objetivo da pesquisa foi alcançado nas exposições críticas e autônomas provindas dos participantes, levando ao entendimento que todo o estudo conceitual e prático deste trabalho de pesquisa infere a contribuição da Contação de História para o Letramento Crítico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectContação de Históriaspt_BR
dc.subjectFormação Humana Integralpt_BR
dc.subjectTemas Transversaispt_BR
dc.subjectLetramento Críticopt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleA contribuição da contação de história para o letramento crítico na educação profissional e tecnológica.pt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Simone Gomes Vasconcelos
dc.typedissertaçãopt_BR


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