dc.contributor.advisor | Comarú, Michele Waltz | |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T15:44:14Z | |
dc.date.available | 2024-10-10T15:44:14Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Simone Gomes Vasconcelos. A contribuição da contação de história para o letramento crítico na educação profissional e tecnológica. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1176 | |
dc.description.abstract | Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Educação Profissional
e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e
pertence à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
Considerando as reflexões geradas a partir de Contação de Histórias que tratam de alguns
temas transversais, esta pesquisa teve como objetivo analisar como as atividades de
Contação de Histórias que contemplam alguns dos objetivos da Agenda 2030 poderiam
colaborar para o desenvolvimento do letramento crítico por meio da oralidade. A pesquisa
se caracteriza quanto à natureza do método como qualitativa, de caráter exploratório, e
utiliza como métodos de intervenção a pesquisa-ação e o levantamento bibliográfico. Esse
estudo embasou a construção do Produto Educacional (PE) intitulado “Contar e refletir
histórias”, um portfólio que apresenta como o processo de planejamento e execução de
uma ação (roda de conversa) com o intuito de propor novos caminhos para se
estabelecerem novas relações com a linguagem oral a fim de se alcançar indicadores de
Letramento Crítico. Espera-se contribuir para a Formação Humana Integral de alunos do
Curso Técnico Subsequente em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio de Janeiro, no Campus São João de Meriti. A coleta de dados foi feita
envolvendo a aplicação de um questionário, uma discussão em roda de conversa e a
análise de áudios das atividades realizadas, a fim de viabilizar os resultados que
subsidiassem as reflexões e considerações expostas. Nesta investigação foi utilizado o
método de análise de conteúdo de Bardin para a análise dos dados coletados e precisão
das conclusões finais. Por meio da aplicação prática do Produto Educacional, constatou-
se que o mesmo é inovador, que despertou episódios de envolvimento reflexivo nos
participantes pelos instrumentos da escuta sensível e da expressão oral, e que a falta de
afluência com alguns conceitos apresentados foi suprida pela própria vivência da prática
educativa exploratória. A atividade interventiva revelou que objetivo da pesquisa foi
alcançado nas exposições críticas e autônomas provindas dos participantes, levando ao
entendimento que todo o estudo conceitual e prático deste trabalho de pesquisa infere a
contribuição da Contação de História para o Letramento Crítico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS MESQUITA | pt_BR |
dc.subject | Contação de Histórias | pt_BR |
dc.subject | Formação Humana Integral | pt_BR |
dc.subject | Temas Transversais | pt_BR |
dc.subject | Letramento Crítico | pt_BR |
dc.subject | Research Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREAS | pt_BR |
dc.title | A contribuição da contação de história para o letramento crítico na educação profissional e tecnológica. | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Simone Gomes Vasconcelos | |
dc.type | dissertação | pt_BR |