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dc.contributor.advisorAlmada, Rafael Barreto
dc.date.accessioned2024-10-09T18:46:17Z
dc.date.available2024-10-09T18:46:17Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationABRAÃO, Michelle de Oliveira. Caminhos para o fortalecimento da extensão: Experiência com formação de servidores no Campus Niterói do IFRJ. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1173
dc.description.abstractA presente pesquisa discorre sobre caminhos a serem percorridos para o fortalecimento da extensão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de forma a assegurá-la na tríade das instituições de ensino. Parte do pressuposto de que a partir da criação dos Institutos Federais, ocorrida em 2008, a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão segue sendo reproduzida de forma dissociada em função da formação fragmentada de servidores, acarretada pelo produtivismo determinado pela sociedade neoliberal e, essencialmente, pela ênfase dada ao ensino. Para dialogar com esses pressupostos e consolidar na Rede Federal a importância da extensão, a pesquisa se fundamenta a partir de uma abordagem sobre a fragmentação dos saberes, sobre o que é o conhecimento, ao se propor discutir um dos caminhos possíveis para reformar pensamentos, práticas intelectuais, culturais e permitir a reconstrução de práticas educativas fundamentada no princípio constitucional da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, em busca da formação integral e integrada como forma de romper a dualidade em sentido à formação omnilateral preconizada pela Educação Profissional e Tecnológica – EPT. A sistematização da pesquisa assumiu a metodologia qualitativa, do tipo etnográfico, teve a coleta de dados apoiada pelo levantamento bibliográfico e documental dos conceitos pertinentes aos pressupostos dedutivos da pesquisa, contou com entrevistas e a observação participante dos conceitos epistemológicos e metodológicos aderentes à proposta, à área de ensino, à linha de pesquisa organização e memórias de espaços pedagógicos da EPT. Se apoiou na triangulação dos dados, a fim de alcançar e priorizar o conhecimento e direcionar os resultados para a função social que lhe cabe. Como forma de subsidiar o fortalecimento da extensão, a partir de entrevistas com servidores do campus Niterói do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, a pesquisa se consolida por meio da aplicação do produto educacional que consistiu na elaboração e realização de um curso de extensão visando à implementação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas práticas dos servidores, em diálogo com o território, se concretizando enquanto instrumento necessário e urgente a ser continuado sistematicamente, por gestores, em virtude dos resultados sobre aproximação dialógica com a comunidade local e, principalmente, pela avaliação de impacto positivo que o saber a extensão para os IF desmistificou a curricularização da extensão. Sustentado pela epistemologia da complexidade, este trabalho direcionou à constatação da formação – inicial e continuada – como processo de organização dos espaços pedagógicos da Educação Profissional Tecnológica como uma via para transpor a lógica da fragmentação, do produtivismo e do conteudismo ainda presentes na Rede.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectExtensão.pt_BR
dc.subjectTríade ensino-pesquisa-extensão.pt_BR
dc.subjectExtensão Dialógica e Transformadora.pt_BR
dc.subjectIndissociabilidade.pt_BR
dc.subjectEPT.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleCaminhos para o fortalecimento da extensão: Experiência com formação de servidores no Campus Niterói do IFRJ.pt_BR
dc.contributor.authorAbraão, Michelle de Oliveira
dc.typedissertaçãopt_BR


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