Caminhos para o fortalecimento da extensão: Experiência com formação de servidores no Campus Niterói do IFRJ.
Resumo
A presente pesquisa discorre sobre caminhos a serem percorridos para o
fortalecimento da extensão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica,
de forma a assegurá-la na tríade das instituições de ensino. Parte do pressuposto de
que a partir da criação dos Institutos Federais, ocorrida em 2008, a indissociabilidade
ensino-pesquisa-extensão segue sendo reproduzida de forma dissociada em função
da formação fragmentada de servidores, acarretada pelo produtivismo determinado
pela sociedade neoliberal e, essencialmente, pela ênfase dada ao ensino. Para
dialogar com esses pressupostos e consolidar na Rede Federal a importância da
extensão, a pesquisa se fundamenta a partir de uma abordagem sobre a
fragmentação dos saberes, sobre o que é o conhecimento, ao se propor discutir um
dos caminhos possíveis para reformar pensamentos, práticas intelectuais, culturais e
permitir a reconstrução de práticas educativas fundamentada no princípio
constitucional da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, em busca
da formação integral e integrada como forma de romper a dualidade em sentido à
formação omnilateral preconizada pela Educação Profissional e Tecnológica – EPT.
A sistematização da pesquisa assumiu a metodologia qualitativa, do tipo etnográfico,
teve a coleta de dados apoiada pelo levantamento bibliográfico e documental dos
conceitos pertinentes aos pressupostos dedutivos da pesquisa, contou com
entrevistas e a observação participante dos conceitos epistemológicos e
metodológicos aderentes à proposta, à área de ensino, à linha de pesquisa
organização e memórias de espaços pedagógicos da EPT. Se apoiou na triangulação
dos dados, a fim de alcançar e priorizar o conhecimento e direcionar os resultados
para a função social que lhe cabe. Como forma de subsidiar o fortalecimento da
extensão, a partir de entrevistas com servidores do campus Niterói do Instituto Federal
do Rio de Janeiro – IFRJ, a pesquisa se consolida por meio da aplicação do produto
educacional que consistiu na elaboração e realização de um curso de extensão
visando à implementação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e
extensão nas práticas dos servidores, em diálogo com o território, se concretizando
enquanto instrumento necessário e urgente a ser continuado sistematicamente, por
gestores, em virtude dos resultados sobre aproximação dialógica com a comunidade
local e, principalmente, pela avaliação de impacto positivo que o saber a extensão
para os IF desmistificou a curricularização da extensão. Sustentado pela
epistemologia da complexidade, este trabalho direcionou à constatação da formação
– inicial e continuada – como processo de organização dos espaços pedagógicos da
Educação Profissional Tecnológica como uma via para transpor a lógica da
fragmentação, do produtivismo e do conteudismo ainda presentes na Rede.