Formação continuada em serviço: troca de experiências e práticas inclusivas dos professores do IFRJ e IFF.
Abstract
A pesquisa em questão busca contribuir para a melhoria do cenário desafiador com
o qual as escolas de Ensino Médio Integrado (EMI) têm se confrontado: a inclusão
de pessoas com deficiência, cada vez mais presente no contexto da Educação
Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse processo, o docente é um fator importante
nas ações de inclusão. Para que tais ações ocorram, é necessário utilizar
metodologia diversificada, tecnologia e se aperfeiçoar para melhor atender o
estudante incluso. Nesse contexto, é necessário o diálogo sobre a formação
continuada em serviço dos docentes da Rede Federal de Educação Profissional e
Tecnológica (RFEPT), que tem a função de oferecer um ensino integrado e preparar
o estudante incluso para exercer seu papel em sociedade de maneira crítica,
juntamenteos seus pares. O estudo tem como objetivo geral contribuir para a
formação continuada em serviço dos docentes do IFRJ e IFF, no sentido de
promover práticas inclusivas no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). Como
objetivos específicos têm-se: relacionar, teoricamente, as experiências docentes e
práticas inclusivas com a perspectiva da EPT; investigar as experiências dos
docentes do IFRJ e do IFF que atuam no EMI sobre as práticas inclusivas,
estabelecendo suas relações com a perspectiva da EPT; elaborar, aplicar e avaliar
um guia educacional sobre práticas inclusivas como proposta de formação
continuada em serviço para docentes que atuam no EMI. Como metodologia, a
pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos
exploratórios e, quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa
de campo com produção do produto educacional, no formato de um guia
educacional que pretendecontribuir para a formação continuada dos professores da
RFEPT, que trabalham com estudantes com deficiência. A coleta de dados foi
realizada por meio de entrevistas com alguns docentes do IFRJ e IFF, que aceitaram
participar da pesquisa, aplicação do protótipo do guia educacional e avaliação por
meio de uma roda de conversa de forma remota. A análise dos dados se deu por
meio da Análise de Livre Interpretação (ALI).Para a análise da fala dos avaliadores
do protótipo do produto educacional,utilizamos os critérios de avaliação apontados
por Mendonça et al. (2022). Como resultado, foi possível perceber, pela análise da
roda de conversa, que o guia como produto educacional tem potencial para
contribuir coma formação de professores direcionada à qualidade do ensino na
perspectiva inclusiva na medida em que possibilita despertar nos educadores novas
atitudes que permitam atender às diferenças individuais dos estudantes. Também,
destacamos a importância das reflexões e trocas de experiências nesse contexto
formativo, como mostrado no webinário, que geram conhecimentos e procedimentos
para lidar com as situações conflituosas vivenciadas diariamente no ambiente
escolar.