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dc.contributor.advisorMendes, Marta Ferreira Abdala
dc.date.accessioned2024-10-09T18:37:07Z
dc.date.available2024-10-09T18:37:07Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRIBEIRO, Maryluci da Silva. Formação continuada em serviço: troca de experiências e práticas inclusivas dos professores do IFRJ e IFF. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1172
dc.description.abstractA pesquisa em questão busca contribuir para a melhoria do cenário desafiador com o qual as escolas de Ensino Médio Integrado (EMI) têm se confrontado: a inclusão de pessoas com deficiência, cada vez mais presente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nesse processo, o docente é um fator importante nas ações de inclusão. Para que tais ações ocorram, é necessário utilizar metodologia diversificada, tecnologia e se aperfeiçoar para melhor atender o estudante incluso. Nesse contexto, é necessário o diálogo sobre a formação continuada em serviço dos docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), que tem a função de oferecer um ensino integrado e preparar o estudante incluso para exercer seu papel em sociedade de maneira crítica, juntamenteos seus pares. O estudo tem como objetivo geral contribuir para a formação continuada em serviço dos docentes do IFRJ e IFF, no sentido de promover práticas inclusivas no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). Como objetivos específicos têm-se: relacionar, teoricamente, as experiências docentes e práticas inclusivas com a perspectiva da EPT; investigar as experiências dos docentes do IFRJ e do IFF que atuam no EMI sobre as práticas inclusivas, estabelecendo suas relações com a perspectiva da EPT; elaborar, aplicar e avaliar um guia educacional sobre práticas inclusivas como proposta de formação continuada em serviço para docentes que atuam no EMI. Como metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e, quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de campo com produção do produto educacional, no formato de um guia educacional que pretendecontribuir para a formação continuada dos professores da RFEPT, que trabalham com estudantes com deficiência. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com alguns docentes do IFRJ e IFF, que aceitaram participar da pesquisa, aplicação do protótipo do guia educacional e avaliação por meio de uma roda de conversa de forma remota. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Livre Interpretação (ALI).Para a análise da fala dos avaliadores do protótipo do produto educacional,utilizamos os critérios de avaliação apontados por Mendonça et al. (2022). Como resultado, foi possível perceber, pela análise da roda de conversa, que o guia como produto educacional tem potencial para contribuir coma formação de professores direcionada à qualidade do ensino na perspectiva inclusiva na medida em que possibilita despertar nos educadores novas atitudes que permitam atender às diferenças individuais dos estudantes. Também, destacamos a importância das reflexões e trocas de experiências nesse contexto formativo, como mostrado no webinário, que geram conhecimentos e procedimentos para lidar com as situações conflituosas vivenciadas diariamente no ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectInclusão;pt_BR
dc.subjectFormação Continuada;pt_BR
dc.subjectGuia educacional;pt_BR
dc.subjectFormação Integral;pt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleFormação continuada em serviço: troca de experiências e práticas inclusivas dos professores do IFRJ e IFF.pt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Maryluci da Silva
dc.typedissertaçãopt_BR


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