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dc.contributor.advisorSilva, Patrícia Grasel da
dc.date.accessioned2024-10-09T17:50:04Z
dc.date.available2024-10-09T17:50:04Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA, Júlio César Gama Dias da. A relação do pensamento computacional com a formação integral e emancipadora do IFRJ - Resende. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1170
dc.description.abstractA presente dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Mesquita, buscou explorar a relação do pensamento computacional e a formação integral dos alunos do Ensino Médio Integrado do IFRJ, mais especificamente do campus Avançado Resende por meio de estratégias didático-pedagógicas. Está alicerçado à luz de autores como Dermeval Saviani, Maria Ciavatta, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos e Paulo Freire na discussão sobre uma formação integral e emancipadora, na contramão de um modelo educacional dualista e bancário. A fundamentação teórica passa também necessariamente pela compreensão do conceito de pensamento computacional e sua exploração na educação e de que forma esse diálogo com os fundamentos da educação profissional e tecnológica pode contribuir com a formação integral emancipadora dos alunos participantes desta pesquisa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa participante em que caminho metodológico teve a geração de dados a partir da inscrição e durante a aplicação do minicurso de pensamento computacional com tema formação integral. O referido minicurso é o produto educacional desta pesquisa, explorado em formato híbrido, com mediação pedagógica do presente pesquisador, em intermediação com os participantes da pesquisa, com os conteúdos e atividades estruturados em um Guia Didático. Esse produto educacional objetivou contribuir para que os educandos desenvolvessem o pensamento computacional e refletissem sobre os fundamentos de uma formação integral e assim colaborar com o próprio processo formativo ao qual os participantes estão inseridos. Os resultados alcançados evidenciaram que os alunos participantes da pesquisa refletiram sobre elementos centrais das bases teóricas que fundamentam uma formação integral emancipadora, conheceram e aplicaram técnicas de resolução de problemas fundamentadas na computação, desvelando as contribuições da exploração desta forma articulada de desenvolvimento do pensamento computacional em um processo formativo crítico, para o mundo do trabalho que promova a cidadania, trazendo novo olhar sobre a realidade educacional que estão inseridos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectPensamento computacional;pt_BR
dc.subjectFormação integral;pt_BR
dc.subjectComputação;pt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integrado;pt_BR
dc.subjectEducação Profissional.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleA relação do pensamento computacional com a formação integral e emancipadora do IFRJ - Resende.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Júlio César Gama Dias da
dc.typedissertaçãopt_BR


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