A relação do pensamento computacional com a formação integral e emancipadora do IFRJ - Resende.
Resumo
A presente dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação Ciência e
Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Mesquita, buscou explorar a relação do
pensamento computacional e a formação integral dos alunos do Ensino Médio
Integrado do IFRJ, mais especificamente do campus Avançado Resende por meio de
estratégias didático-pedagógicas. Está alicerçado à luz de autores como Dermeval
Saviani, Maria Ciavatta, Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos e Paulo Freire na
discussão sobre uma formação integral e emancipadora, na contramão de um modelo
educacional dualista e bancário. A fundamentação teórica passa também
necessariamente pela compreensão do conceito de pensamento computacional e sua
exploração na educação e de que forma esse diálogo com os fundamentos da
educação profissional e tecnológica pode contribuir com a formação integral
emancipadora dos alunos participantes desta pesquisa. Foi realizada uma pesquisa
qualitativa participante em que caminho metodológico teve a geração de dados a partir
da inscrição e durante a aplicação do minicurso de pensamento computacional com
tema formação integral. O referido minicurso é o produto educacional desta pesquisa,
explorado em formato híbrido, com mediação pedagógica do presente pesquisador,
em intermediação com os participantes da pesquisa, com os conteúdos e atividades
estruturados em um Guia Didático. Esse produto educacional objetivou contribuir para
que os educandos desenvolvessem o pensamento computacional e refletissem sobre
os fundamentos de uma formação integral e assim colaborar com o próprio processo
formativo ao qual os participantes estão inseridos. Os resultados alcançados
evidenciaram que os alunos participantes da pesquisa refletiram sobre elementos
centrais das bases teóricas que fundamentam uma formação integral emancipadora,
conheceram e aplicaram técnicas de resolução de problemas fundamentadas na
computação, desvelando as contribuições da exploração desta forma articulada de
desenvolvimento do pensamento computacional em um processo formativo crítico,
para o mundo do trabalho que promova a cidadania, trazendo novo olhar sobre a
realidade educacional que estão inseridos.