Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Gabriela Ventura da
dc.date.accessioned2024-10-09T16:56:35Z
dc.date.available2024-10-09T16:56:35Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSANTOS, Janete Ribeiro dos. A contribuição do programa aluno monitor na formação integral dos monitores do ensino médio integrado no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Rio de Janeiro. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1168
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Aluno Monitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Rio de Janeiro. Trata-se de um programa cujo objetivo é proporcionar aos alunos oportunidades para o desenvolvimento de atividades práticas compatíveis com a formação escolar realizada em diversos ambientes tecnológicos na instituição. A monitoria é um programa educativo que estimula o aluno a desenvolver o aprendizado dentro da própria instituição de ensino. O diferencial do programa é a prerrogativa de uma formação integral, na perspectiva da integração entre trabalho, ciência e cultura. Compreendemos que a categoria trabalho não é emprego, que a monitoria não é mão de obra, mas um programa educativo. Desse modo, o objetivo geral do presente trabalho foi investigar a contribuição do Programa Aluno Monitor para a formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRJ – Campus Rio de Janeiro. Para obtenção do objetivo geral, definiram-se como objetivos específicos, analisar como os alunos monitores compreendem o papel do Programa Aluno Monitor na sua formação; identificar elementos que constituem a dimensão formativa do programa de monitoria e abordar as temáticas que enfatizem a dimensão formativa do Programa Aluno Monitor, por meio da elaboração de oito vídeos de curta duração. Durante o percurso metodológico, adotou-se a pesquisa do tipo descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando-se questionários semiestruturados para a coleta de dados. Os participantes da primeira coleta de dados foram os alunos matriculados do curso Ensino Médio Integrado, maiores de 18 anos, que participaram do programa de monitoria; o segundo grupo de participantes constituiu- se daqueles incluídos no programa em 2022. Quanto ao produto educacional, esse consiste em um conjunto de oito vídeos de curta duração, que têm como objetivo apresentar a atividade de monitoria como princípio educativo. Na pesquisa, verificou- se que o Programa Aluno Monitor contribui para formação integral, autonomia e consciência crítica acerca do papel desse aluno na sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectPrograma Aluno Monitorpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectFormação Integralpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleA contribuição do programa aluno monitor na formação integral dos monitores do ensino médio integrado no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Rio de Janeiro.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Janete Ribeiro dos
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples