A contribuição do programa aluno monitor na formação integral dos monitores do ensino médio integrado no Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Rio de Janeiro.
Abstract
A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Aluno Monitor do
Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Rio de Janeiro. Trata-se de um
programa cujo objetivo é proporcionar aos alunos oportunidades para o
desenvolvimento de atividades práticas compatíveis com a formação escolar
realizada em diversos ambientes tecnológicos na instituição. A monitoria é um
programa educativo que estimula o aluno a desenvolver o aprendizado dentro da
própria instituição de ensino. O diferencial do programa é a prerrogativa de uma
formação integral, na perspectiva da integração entre trabalho, ciência e cultura.
Compreendemos que a categoria trabalho não é emprego, que a monitoria não é
mão de obra, mas um programa educativo. Desse modo, o objetivo geral do
presente trabalho foi investigar a contribuição do Programa Aluno Monitor para a
formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRJ – Campus Rio
de Janeiro. Para obtenção do objetivo geral, definiram-se como objetivos específicos,
analisar como os alunos monitores compreendem o papel do Programa Aluno
Monitor na sua formação; identificar elementos que constituem a dimensão formativa
do programa de monitoria e abordar as temáticas que enfatizem a dimensão
formativa do Programa Aluno Monitor, por meio da elaboração de oito vídeos de
curta duração. Durante o percurso metodológico, adotou-se a pesquisa do tipo
descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando-se questionários semiestruturados
para a coleta de dados. Os participantes da primeira coleta de dados foram os
alunos matriculados do curso Ensino Médio Integrado, maiores de 18 anos, que
participaram do programa de monitoria; o segundo grupo de participantes constituiu-
se daqueles incluídos no programa em 2022. Quanto ao produto educacional, esse
consiste em um conjunto de oito vídeos de curta duração, que têm como objetivo
apresentar a atividade de monitoria como princípio educativo. Na pesquisa, verificou-
se que o Programa Aluno Monitor contribui para formação integral, autonomia e
consciência crítica acerca do papel desse aluno na sociedade.