O programa nacional do livro e do material didático no ensino médio integrado e práticas de gestão no Instituto Federal do Rio de Janeiro.
Resumo
O Programa Nacional do Material e do Livro Didático (PNLD) tem por finalidade a
distribuição de materiais didáticos e literários aos alunos da rede pública de ensino
brasileira, nas suas diferentes esferas (federal, estadual e municipal). Na Educação
Profissional e Tecnológica (EPT), os alunos atendidos pelo Programa, são aqueles do
Ensino Médio Integrado (EMI). Esta pesquisa analisa a gestão da distribuição dos
livros didáticos no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) em todos os campi que
possuem o EMI. Destaca-se os Diretores de Ensino e outros agentes do processo,
seus papéis sociais no contexto e evidenciando o caráter educativo e formador do
programa na instituição e tendo em vista a potencialidade desse material na formação
dos alunos de cursos integrados da Educação Profissional e Tecnológica. A
metodologia utilizada se insere no paradigma qualitativo-aplicado e sua natureza foi o
estudo de caso, com geração de dados e análise, sendo essa última, objeto principal
para sua concepção do produto educacional. Os participantes da pesquisa foram os
Diretores de Ensino dos campi do IFRJ que ofertam o EMI. Como produto educacional
foi elaborado um Guia de Processos Midiático digital para contribuir na tomada de
decisão da gestão interna do PNLD. A escolha do viés desta investigação é fruto do
entendimento de que a equipe participante do processo decisório e da implementação
do programa é parte relevante na formação de educação integrada dos alunos em
questão, formação essa constituída também por meio dos materiais didáticos
disponibilizados, no caso o livro didático. Portanto, a gestão da distribuição do livro
didático perpassa desde a escolha, até a intencionalidade pedagógica que se busca
com os conteúdos ali disponíveis, bem como a metodologia explorada. Ou seja, vai
muito além do preenchimento de um formulário de escolhas de títulos. Nos resultados,
observamos a falta de um conhecimento mais aprofundado, sobre todo o processo do
PNLD e a não relação por parte dos participantes da pesquisa com a EPT. É sobre
essa compreensão que esse trabalho trata.