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dc.contributor.advisorComarú, Michele Waltz
dc.date.accessioned2024-10-08T19:17:18Z
dc.date.available2024-10-08T19:17:18Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationABREU, Geni Pinto de. Formando profissionais de revisão de textos no sistema braille no Instituto Benjamin Constant: do papel à linha braille. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1166
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como finalidade compreender e contribuir para melhorar o cotidiano dos Revisores de Textos Braille do Instituto Benjamin Constant (IBC) por meio da construção de caminhos para aprimorar parte do processo de revisão de textos em Braille, vislumbrando a possibilidade de agilizar e modernizar o trabalho desses profissionais. Para tanto, pretende-se verificar o desempenho de parte desses processos com o uso do equipamento Linha Braille, com o intuito de oportunizar aos trabalhadores condições de solucionar seus projetos utilizando a leitura tátil com o suporte de um equipamento eletrônico, sem necessitar repetir as mesmas atividades várias vezes, assim, finalizando projetos em tempos menores. A pesquisa aconteceu em duas etapas: uma de investigação junto aos revisores que já trabalham com o equipamento Linha Braille a fim de se conhecer o cenário e as dificuldades encontradas no desempenho das suas funções; e uma outra voltada para o planejamento, execução e avaliação de uma formação em serviço para os revisores do IBC que os permitisse usar o equipamento e, assim, aprimorar suas condições de trabalho. Durante a pesquisa, além dos revisores que trabalham no IBC, houve contato com profissionais de outras instituições que já tinham tido acesso ao equipamento. Os resultados apontam que os profissionais da primeira etapa da pesquisa, receberam o equipamento, aprenderam a utilizá-lo sozinhos, foram eliminando suas dificuldades, e criaram formas individuais para desenvolver seus trabalhos. Os dados coletados junto aos participanetes foram importantes para a elaboração de dois Produtos Educacionais: a oficina NVDA, BRAILLE FÁCIL E LINHA BRAILLE e uma apostila, produzida no Sistema Braille, para que os alunos pudessem estudar posteriormente os conteúdos trabalhados na Oficina.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectSistema Braille.pt_BR
dc.subjectInstituto Benjamin Constant.pt_BR
dc.subjectLeitura e Escrita Tátil.pt_BR
dc.subjectPessoas Cegas.pt_BR
dc.subjectRevisão de Textos Braille.pt_BR
dc.subjectLinha Braille.pt_BR
dc.subjectFormação Profissional.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleFormando profissionais de revisão de textos no sistema braille no Instituto Benjamin Constant: do papel à linha braille.pt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Geni Pinto de
dc.typedissertaçãopt_BR


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