Formando profissionais de revisão de textos no sistema braille no Instituto Benjamin Constant: do papel à linha braille.
Abstract
A presente pesquisa tem como finalidade compreender e contribuir para
melhorar o cotidiano dos Revisores de Textos Braille do Instituto Benjamin Constant
(IBC) por meio da construção de caminhos para aprimorar parte do processo de
revisão de textos em Braille, vislumbrando a possibilidade de agilizar e modernizar o
trabalho desses profissionais. Para tanto, pretende-se verificar o desempenho de
parte desses processos com o uso do equipamento Linha Braille, com o intuito de
oportunizar aos trabalhadores condições de solucionar seus projetos utilizando a
leitura tátil com o suporte de um equipamento eletrônico, sem necessitar repetir as
mesmas atividades várias vezes, assim, finalizando projetos em tempos menores. A
pesquisa aconteceu em duas etapas: uma de investigação junto aos revisores que já
trabalham com o equipamento Linha Braille a fim de se conhecer o cenário e as
dificuldades encontradas no desempenho das suas funções; e uma outra voltada para
o planejamento, execução e avaliação de uma formação em serviço para os revisores
do IBC que os permitisse usar o equipamento e, assim, aprimorar suas condições de
trabalho. Durante a pesquisa, além dos revisores que trabalham no IBC, houve
contato com profissionais de outras instituições que já tinham tido acesso ao
equipamento. Os resultados apontam que os profissionais da primeira etapa da
pesquisa, receberam o equipamento, aprenderam a utilizá-lo sozinhos, foram
eliminando suas dificuldades, e criaram formas individuais para desenvolver seus
trabalhos. Os dados coletados junto aos participanetes foram importantes para a
elaboração de dois Produtos Educacionais: a oficina NVDA, BRAILLE FÁCIL E LINHA
BRAILLE e uma apostila, produzida no Sistema Braille, para que os alunos pudessem
estudar posteriormente os conteúdos trabalhados na Oficina.