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dc.contributor.advisorAnjos, Maylta Brandão dos
dc.date.accessioned2024-10-08T18:33:23Z
dc.date.available2024-10-08T18:33:23Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSANTOS, Cristiane Azeredo de Oliveira. O não dito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sobre educação de jovens e adultos na educação profissional e tecnológica. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1164
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como finalidade analisar o não dito que silencia outras narrativas na Base Nacional Comum Curricular– BNCC, sobretudo, as diretrizes relacionadas a Educação de Jovens e Adultos – EJA. O interesse para o desenvolvimento da pesquisa se iniciou com a participação da pesquisadora em trabalho de classe sobre currículo na disciplina de práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica do mestrado do ProfEPT. O fato da EJA não estar contemplada nas diretrizes e normativas para a educação básica dentro da BNCC, instigou a colocar em pauta esse tema. A base teórica da pesquisa foi fundamentada com o aporte de autores que refletem e dialogam com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a parte prática está ligada a elaboração do produto educacional. Buscou-se compreender a perspectiva do PROEJA e como a educação integrada e omnilateral proporciona uma formação humana a partir de elementos indissociáveis, que potencializam a emancipação e a autonomia, tendo em vista o trabalho como princípio educativo. As reflexões trazidas na dissertação problematizam a EJA no contexto do currículo e do ensino e aprendizagem, já que há a necessidade de adequar os processos educativos à condição dos sujeitos. Os saberes e as competências escolares devem ser vinculados ao processo de emancipação humana e ao desenvolvimento de práticas sociais, políticas e culturais. A pesquisa é de abordagem qualitativa e interpretativa, sua natureza é aplicada com objetivo exploratório e procedimento de pesquisa documental. Como resultado da pesquisa, foi apontado a necessidade de considerar a EJA num plano mais unificado, reconhecido e concretizado na educação básica para o atendimento de todos que foram impossibilitados de realizar seus estudos. Nesse viés foi construido como produto educacional um guia instrucional que sensibiliza e apresenta para os discentes as opções de continuação dos estudos após o ciclo do ensino médio profissionalizante, proporcionando aos alunos o conhecimento dos caminhos que podem ser percorridos por eles após essa etapa educacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleO não dito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sobre educação de jovens e adultos na educação profissional e tecnológica.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Cristiane Azeredo de Oliveira
dc.typedissertaçãopt_BR


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