dc.identifier.citation | SILVA, Alexandre Fernando Coutinho da. Educação Empreendedora: uma proposta à formação humana, profissional e tecnológica dos estudantes do curso técnico em administração do Instituto de Cultura Técnica - ICT. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo proposto teve como tema ”Educação Empreendedora: uma proposta à
formação humana, profissional e tecnológica dos estudantes do curso técnico em
Administração do Instituto de Cultura Técnica - ICT”. Esta investigação se enquadrou
na linha de pesquisa 01 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e
Tecnológica – ProfEPT, que trata das Práticas Educativas em Educação Profissional
e Tecnológica - EPT, com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. A trilha
metodológica foi delineada em quatro momentos integrados que se articulam em
torno do objetivo da pesquisa, sendo os seguintes: referencial teórico, coleta de
dados: questionário/entrevista, pesquisa participante/roda de conversa e análise do
conteúdo. As novas gerações demandam de novas metodologias ativas de ensino, e
para esta pesquisa, foi adotada aprendizagem baseada em jogos, objetivando a
participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, refletindo
também em maior autonomia no mundo do trabalho. Nesse sentido, esta pesquisa
teve o objetivo de contribuir com a educação empreendedora para a formação
integral dos estudantes do ensino técnico em Administração do ICT, para o mundo
do trabalho pela inserção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS,
proposto pela Organização das Nações Unidas - ONU na Agenda 2030. Quanto ao
desenho da ação para a coleta de dados, este estudo teve um roteiro de um
questionário diagnóstico para verificar o conhecimento prévio dos participantes da
pesquisa sobre o tema e ajudar na produção do jogo digital denominado ‘’QUIZ
17ODS’’ com perguntas e respostas sendo este o produto educacional. Para o
planejamento dos objetivos de aprendizagem foram utilizados imagem, vídeo e texto
sobre os 17 ODS, utilizando como base a metodologia de taxonomia de bloom, com
seus verbos didáticos para ajudar no processo de pensar e aprender sobre o tema.
O jogo foi aplicado aos 44 participantes da turma em sala de aula do dia 08/08/2023
e após diversas jogadas realizou-se a etapa da avaliação que aconteceu através de
uma roda de conversa sobre o jogo no dia 15/08/2023. Os resultados da pesquisa
indicaram que os participantes compreenderam a importância da sua atuação
profissão junto à temática de desenvolvimento sustentável nas questões ambientais,
sociais e econômicas, para a preservação do planeta pensando num futuro mais
sustentável para as novas gerações, associadas às dimensões do mundo do
trabalho. Os resultados obtidos sugerem que o jogo didático desenvolvido é eficiente
na proposta a que se destina, de forma que se pode considerá-lo adequado como
ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem do conteúdo abordado para
uma formação integral. | pt_BR |