Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlmada, Rafael Barreto
dc.date.accessioned2024-10-08T17:53:00Z
dc.date.available2024-10-08T17:53:00Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre Fernando Coutinho da. Educação Empreendedora: uma proposta à formação humana, profissional e tecnológica dos estudantes do curso técnico em administração do Instituto de Cultura Técnica - ICT. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1161
dc.description.abstractO estudo proposto teve como tema ”Educação Empreendedora: uma proposta à formação humana, profissional e tecnológica dos estudantes do curso técnico em Administração do Instituto de Cultura Técnica - ICT”. Esta investigação se enquadrou na linha de pesquisa 01 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, que trata das Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica - EPT, com uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. A trilha metodológica foi delineada em quatro momentos integrados que se articulam em torno do objetivo da pesquisa, sendo os seguintes: referencial teórico, coleta de dados: questionário/entrevista, pesquisa participante/roda de conversa e análise do conteúdo. As novas gerações demandam de novas metodologias ativas de ensino, e para esta pesquisa, foi adotada aprendizagem baseada em jogos, objetivando a participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, refletindo também em maior autonomia no mundo do trabalho. Nesse sentido, esta pesquisa teve o objetivo de contribuir com a educação empreendedora para a formação integral dos estudantes do ensino técnico em Administração do ICT, para o mundo do trabalho pela inserção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, proposto pela Organização das Nações Unidas - ONU na Agenda 2030. Quanto ao desenho da ação para a coleta de dados, este estudo teve um roteiro de um questionário diagnóstico para verificar o conhecimento prévio dos participantes da pesquisa sobre o tema e ajudar na produção do jogo digital denominado ‘’QUIZ 17ODS’’ com perguntas e respostas sendo este o produto educacional. Para o planejamento dos objetivos de aprendizagem foram utilizados imagem, vídeo e texto sobre os 17 ODS, utilizando como base a metodologia de taxonomia de bloom, com seus verbos didáticos para ajudar no processo de pensar e aprender sobre o tema. O jogo foi aplicado aos 44 participantes da turma em sala de aula do dia 08/08/2023 e após diversas jogadas realizou-se a etapa da avaliação que aconteceu através de uma roda de conversa sobre o jogo no dia 15/08/2023. Os resultados da pesquisa indicaram que os participantes compreenderam a importância da sua atuação profissão junto à temática de desenvolvimento sustentável nas questões ambientais, sociais e econômicas, para a preservação do planeta pensando num futuro mais sustentável para as novas gerações, associadas às dimensões do mundo do trabalho. Os resultados obtidos sugerem que o jogo didático desenvolvido é eficiente na proposta a que se destina, de forma que se pode considerá-lo adequado como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem do conteúdo abordado para uma formação integral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectEducação Empreendedorapt_BR
dc.subjectEnsino Médio e Técnico em Administraçãopt_BR
dc.subjectFormação Integralpt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleEducação Empreendedora: uma proposta à formação humana, profissional e tecnológica dos estudantes do curso técnico em administração do Instituto de Cultura Técnica - ICT.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alexandre Fernando Coutinho da
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples