Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMotta, Vanessa Moreno, orient.
dc.date.accessioned2024-09-26T17:41:18Z
dc.date.available2024-09-26T17:41:18Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationRODRIGUES, Kesia dos Santos. As novas tecnologias e a formação dos professores : uma análise dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora: Vanessa Moreno Motta. 2024. 136 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1146
dc.description.abstractCom a crescente relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e demais tecnologias, além da integração delas no ambiente educacional, torna-se essencial que os futuros educadores estejam preparados para utilizar essas ferramentas nas suas práticas pedagógicas. O presente trabalho examina as ementas e currículos nos cursos de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com o objetivo de investigar como as TICs, TDICs e demais tecnologias são abordadas na formação universitária dos professores do ensino fundamental. Ademais, analisa-se a formação dos professores alinhada às políticas públicas de formação de docentes, para tentar compreender as diretrizes curriculares nacionais e legislações acerca da temática. A análise documental, de caráter qualitativo e exploratório, identificou lacunas na abordagem das tecnologias na formação universitária docente. Diante deste resultado, faz-se necessária a realização de uma revisão e atualização dos programas de ensino superior, bem como oferece perspectivas para o aprimoramento de capacitação dos professores para que possam empregar as tecnologias emergentes, elevando a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NITERÓIpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS)pt_BR
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.titleAs novas tecnologias e a formação dos professores: uma análise dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Kesia dos Santos
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples