Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChagas, Carmen Elena das
dc.contributor.advisorTeixeira, Risiberg Ferreira
dc.date.accessioned2024-09-20T16:54:06Z
dc.date.available2024-09-20T16:54:06Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationLEANDRO, Gláucia Braga. O uso do Whatsapp: um recurso para o ensino na alfabetização de alunos dos primeiros anos do fundamental. 23 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1120
dc.description.abstractO ensino da alfabetização é uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil, pois o torna mais significativo diante dos processos de aprendizagem que o sucedem ao longo da formação humana. Com o surgimento da pandemia, a prática educacional se transformou repentinamente, sendo necessário, em alguns casos, implementar o ensino no modelo remoto que se adequou melhor às práticas educacionais interativas que antes só eram realizadas de forma presencial. Com essa migração, pôde se utilizar de diversas ferramentas digitais para aplicação dos conteúdos. Assim, este trabalho tem por objetivo, através de uma pesquisa-ação, identificar os desafios da aprendizagem do aluno nos primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental – Alfabetização - quando se identifica a necessidade de utilizar o whatsapp como meio de interação professor/aluno/responsáveis e, como auxílio para o ensino, a preparação de um plano de aula adaptado para um determinado conteúdo. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo foram: levantamentos bibliográficos, onde se constatou, também, que a tecnologia, em certas situações, pode ser um fator social includente bem como excludente; elaboração de um plano de aula com o uso do whatsapp; análise dos dados obtidos através dos relatórios avaliativos trimestrais dos alunos; print das imagens comprobatórias do desempenho do aluno e das aulas com o uso desse aplicativo. O público-alvo foi composto por 25 alunos que frequentaram os anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do município de São Pedro da Aldeia. Ao se usar essa ferramenta para a transmissão dos conteúdos, notou-se que houve uma maior e melhor dinamização da aprendizagem porque, ao se explorar diversas funções que esse aplicativo traz, comprovou-se que os resultados demonstraram, de certa forma, mais comprometimento dos alunos e seus responsáveis, pois eles conseguiram transcender determinados obstáculos, principalmente em relação ao contato com o professor. Dessa forma, essas análises foram consideradas, de alguma forma, oportunas para que acontecesse um ensino minimamente próximo do presencial previsto até o fim do ano letivo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectWhatsApp (Aplicativo de mensagens)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO uso do Whatsapp: um recurso para o ensino na alfabetização de alunos dos primeiros anos do fundamentalpt_BR
dc.contributor.authorLeandro, Gláucia Braga
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples