O uso do Whatsapp: um recurso para o ensino na alfabetização de alunos dos primeiros anos do fundamental
Resumo
O ensino da alfabetização é uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil, pois o
torna mais significativo diante dos processos de aprendizagem que o sucedem ao longo da
formação humana. Com o surgimento da pandemia, a prática educacional se transformou
repentinamente, sendo necessário, em alguns casos, implementar o ensino no modelo remoto que
se adequou melhor às práticas educacionais interativas que antes só eram realizadas de forma
presencial. Com essa migração, pôde se utilizar de diversas ferramentas digitais para aplicação
dos conteúdos. Assim, este trabalho tem por objetivo, através de uma pesquisa-ação, identificar
os desafios da aprendizagem do aluno nos primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental –
Alfabetização - quando se identifica a necessidade de utilizar o whatsapp como meio de interação
professor/aluno/responsáveis e, como auxílio para o ensino, a preparação de um plano de aula
adaptado para um determinado conteúdo. Os procedimentos metodológicos utilizados neste
estudo foram: levantamentos bibliográficos, onde se constatou, também, que a tecnologia, em
certas situações, pode ser um fator social includente bem como excludente; elaboração de um
plano de aula com o uso do whatsapp; análise dos dados obtidos através dos relatórios avaliativos trimestrais dos alunos; print das imagens comprobatórias do desempenho do aluno e das aulas
com o uso desse aplicativo. O público-alvo foi composto por 25 alunos que frequentaram os anos
iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do município de São Pedro da Aldeia. Ao se usar
essa ferramenta para a transmissão dos conteúdos, notou-se que houve uma maior e melhor
dinamização da aprendizagem porque, ao se explorar diversas funções que esse aplicativo traz,
comprovou-se que os resultados demonstraram, de certa forma, mais
comprometimento dos alunos e seus responsáveis, pois eles conseguiram transcender
determinados obstáculos, principalmente em relação ao contato com o professor. Dessa forma,
essas análises foram consideradas, de alguma forma, oportunas para que acontecesse um ensino
minimamente próximo do presencial previsto até o fim do ano letivo.