• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O uso do Whatsapp: um recurso para o ensino na alfabetização de alunos dos primeiros anos do fundamental

Thumbnail
Ver/
GLAUCIA BRAGA LEANDRO - TCC Final - IFRJ-CAC-TDAE - 18-02-2022.pdf (898.5Kb)
Fecha
2022
Autor
Leandro, Gláucia Braga
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O ensino da alfabetização é uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil, pois o torna mais significativo diante dos processos de aprendizagem que o sucedem ao longo da formação humana. Com o surgimento da pandemia, a prática educacional se transformou repentinamente, sendo necessário, em alguns casos, implementar o ensino no modelo remoto que se adequou melhor às práticas educacionais interativas que antes só eram realizadas de forma presencial. Com essa migração, pôde se utilizar de diversas ferramentas digitais para aplicação dos conteúdos. Assim, este trabalho tem por objetivo, através de uma pesquisa-ação, identificar os desafios da aprendizagem do aluno nos primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental – Alfabetização - quando se identifica a necessidade de utilizar o whatsapp como meio de interação professor/aluno/responsáveis e, como auxílio para o ensino, a preparação de um plano de aula adaptado para um determinado conteúdo. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo foram: levantamentos bibliográficos, onde se constatou, também, que a tecnologia, em certas situações, pode ser um fator social includente bem como excludente; elaboração de um plano de aula com o uso do whatsapp; análise dos dados obtidos através dos relatórios avaliativos trimestrais dos alunos; print das imagens comprobatórias do desempenho do aluno e das aulas com o uso desse aplicativo. O público-alvo foi composto por 25 alunos que frequentaram os anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do município de São Pedro da Aldeia. Ao se usar essa ferramenta para a transmissão dos conteúdos, notou-se que houve uma maior e melhor dinamização da aprendizagem porque, ao se explorar diversas funções que esse aplicativo traz, comprovou-se que os resultados demonstraram, de certa forma, mais comprometimento dos alunos e seus responsáveis, pois eles conseguiram transcender determinados obstáculos, principalmente em relação ao contato com o professor. Dessa forma, essas análises foram consideradas, de alguma forma, oportunas para que acontecesse um ensino minimamente próximo do presencial previsto até o fim do ano letivo.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1120
Colecciones
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV