dc.date.accessioned | 2024-09-04T14:14:20Z | |
dc.date.available | 2024-09-04T14:14:20Z | |
dc.date.issued | 2019-12-20 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Cassia Ludmila Paulo Vicente dos. A produção sobre saberes docentes na educação física. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Educação Física Escolar), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1060 | |
dc.description.abstract | O artigo analisa a produção sobre saberes docentes na Educação Física no portal
de periódicos da CAPES. O objetivo é identificar na produção acadêmica da área nos
últimos 10 anos a presença e relevância do tema supracitado, além de compreender como
os saberes dialogam com a identidade docente. Durante a análise, foram elencadas quatro
categorias para discussão: objeto e sujeitos, referencial teórico, procedimentos e
instrumentos e identidade docente. Percebemos que os estudos investigam os saberes de
estudantes universitários e professores formados, utilizando os estudos de Tardif como
principal referência sobre saberes docentes. Os artigos são de natureza qualitativa, sendo a
entrevista o meio mais usado de coleta de dados. Percebemos que os conceitos de saberes
e Identidade docentes estão em contínua e mútua transformação. A pesquisa sugere uma
lacuna a ser explorada no campo da Educação Física em relação ao estudo dos saberes
docentes, considerando o pouco uso de referências da área específica nas abordagens
analisadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Artigo | pt_BR |
dc.subject | Educação Física - Currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação Física - Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Educação Física - Identidade Docente | pt_BR |
dc.subject | Especialização em Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.title | A produção sobre saberes docentes na eduação física. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Cassia Ludmila Paulo Vicente dos | |
dc.type | TCC | pt_BR |