Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-04T14:14:20Z
dc.date.available2024-09-04T14:14:20Z
dc.date.issued2019-12-20
dc.identifier.citationSANTOS, Cassia Ludmila Paulo Vicente dos. A produção sobre saberes docentes na educação física. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Educação Física Escolar), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1060
dc.description.abstractO artigo analisa a produção sobre saberes docentes na Educação Física no portal de periódicos da CAPES. O objetivo é identificar na produção acadêmica da área nos últimos 10 anos a presença e relevância do tema supracitado, além de compreender como os saberes dialogam com a identidade docente. Durante a análise, foram elencadas quatro categorias para discussão: objeto e sujeitos, referencial teórico, procedimentos e instrumentos e identidade docente. Percebemos que os estudos investigam os saberes de estudantes universitários e professores formados, utilizando os estudos de Tardif como principal referência sobre saberes docentes. Os artigos são de natureza qualitativa, sendo a entrevista o meio mais usado de coleta de dados. Percebemos que os conceitos de saberes e Identidade docentes estão em contínua e mútua transformação. A pesquisa sugere uma lacuna a ser explorada no campo da Educação Física em relação ao estudo dos saberes docentes, considerando o pouco uso de referências da área específica nas abordagens analisadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Artigopt_BR
dc.subjectEducação Física - Currículopt_BR
dc.subjectEducação Física - Saberes docentespt_BR
dc.subjectEducação Física - Identidade Docentept_BR
dc.subjectEspecialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.titleA produção sobre saberes docentes na eduação física.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Cassia Ludmila Paulo Vicente dos
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples