A produção sobre saberes docentes na eduação física.
Abstract
O artigo analisa a produção sobre saberes docentes na Educação Física no portal
de periódicos da CAPES. O objetivo é identificar na produção acadêmica da área nos
últimos 10 anos a presença e relevância do tema supracitado, além de compreender como
os saberes dialogam com a identidade docente. Durante a análise, foram elencadas quatro
categorias para discussão: objeto e sujeitos, referencial teórico, procedimentos e
instrumentos e identidade docente. Percebemos que os estudos investigam os saberes de
estudantes universitários e professores formados, utilizando os estudos de Tardif como
principal referência sobre saberes docentes. Os artigos são de natureza qualitativa, sendo a
entrevista o meio mais usado de coleta de dados. Percebemos que os conceitos de saberes
e Identidade docentes estão em contínua e mútua transformação. A pesquisa sugere uma
lacuna a ser explorada no campo da Educação Física em relação ao estudo dos saberes
docentes, considerando o pouco uso de referências da área específica nas abordagens
analisadas.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Uma análise sobre os conteúdos de ensino da Educação Física.
Assis Júnior, Jorge de (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-13)O presente estudo visa investigar como vem se dando a aplicação dos conteúdos nas aulas de educação física escolar no ensino fundamental. Parte da premissa, vigente na legislação atual, de que a disciplina possui ... -
Análise da motivação/desmotivação dos alunos do terceiro ano do curso normal do Instituto de Educação Carlos Pasquale, em Nilópolis, quanto à aprendizagem em Educação Física com vistas à sua prática futura como professor generalista
Lima, Ana Cristina de Santana Dias (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)O objetivo deste artigo é analisar se os alunos, do terceiro ano Normal do Instituto de educação de Nilópolis, se sentem motivados quanto ao seu conhecimento sobre as metodologias de ensino de educação física e ainda, se ... -
Análise do Ensino Remoto Emergencial na rede municipal de Araruama (RJ) sob a ótica de professores de Educação Física escolar
Farias, Breno Pereira; Costa Júnior, Edson Farret da (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2022)O ano de 2020 ficou marcado pelo início da pandemia de COVID-19. A principal estratégia adotada para mitigar seus efeitos foi o distanciamento social, medida que impossibilitou a execução do ensino presencial nas escolas. ...