dc.description.abstract | A partir de observações feitas ao longo da graduação, há uma falta de
compatibilidade entre o ensino tradicional/conteudista apresentado
amplamente nos ambientes educacionais e a expectativa dos alunos
quanto à construção de seu conhecimento. Identificou-se assim a
necessidade de metodologias diferenciadas que facilitem a compreensão
de uma disciplina dita difícil e sua aproximação do cotidiano. Neste
contexto, o presente trabalho relata a aplicação do Método de Caso como
metodologia ativa em uma turma de 2º ano do Ciep 170 – Gregório
Bezerra, relacionando de forma interdisciplinar a temática Química e
Saúde bucal para investigar a influência da metodologia na aprendizagem
significativa. Para tal, utilizou-se de uma abordagem qualitativa durante a
aplicação de um Estudo de caso guiado por um roteiro investigativo,
relacionando conceitos químicos sobre acidez e a doença bucal “Erosão
Dental” decorrente desta alteração química no organismo. Buscando
sempre interdisciplinar a química e a educação em saúde bucal, a
atividade visou a apropriação do conhecimento de forma preventiva,
sendo sua metodologia dividida em 4 etapas: 1- Identificando o problema,
onde a conexão entre a doença e os conceitos químicos foram
estabelecidos valorizando os conhecimentos prévios dos alunos; 2-
Encontrando as causas e consequências, introduzindo o caso para estudo
e coletando informações para sua solução; 3- De onde vem...?, onde os
alunos estabeleceram dentro contexto do caso estudado o que contribui e
influencia na acidez e, consequentemente, no agravamento da doença; 4-
Desvendando o mistério, com a apresentação das soluções propostas
pelos alunos para o problema encontrado no caso estudado. A análise dos
resultados obtidos com a atividade revelou que o uso do estudo de caso
de forma contextualizada e abordagem investigativa contribuem
positivamente para a aprendizagem significativa de conteúdos de Química
através de uma participação ativa do aluno na construção de seu
conhecimento, o que proporciona sua imersão na atividade e compreensão
do conteúdo. Destaca-se ainda que, considerar e valorizar os
conhecimentos prévios dos alunos no desenvolvimento do seu saber
científico possibilita sua construção, não apenas educacional, mas cidadã.
Ao passo que as informações científicas estão atreladas a seu cotidiano, é
fornecida a oportunidade de estabelecer seu senso crítico frente a sua
realidade. Ademais, a possibilidade de pensar e propor soluções para um
problema real desperta no aluno a importância dos conceitos trabalhados
e de sua intervenção para a resolução deste, desencadeando a posterior
divulgação destas informações recém adquiridas para a população
externa, fora da escola. | pt_BR |