A importância do ensino de Ciências para a Educação Infantil.
Resumen
O presente trabalho foi realizado na Creche Municipal Poetisa Cecília Meireles, com
três turmas de alunos na faixa etária de 3 anos e tem por objetivo destacar a
importância da utilização de atividades pedagógicas e materiais didáticos que
abordem o ensino de ciências naturais para a Educação Infantil. O projeto é
construído através das seguintes fases: observação, entrevista semiestruturada com
as professoras e mapeamento do local; elaboração e aplicação das atividades e
análise de resultados. Buscou-se a utilização de atividades diferenciadas, de modo a
atrair a atenção dos alunos, sendo elas aplicadas de forma lúdica, considerando o
currículo da Educação Infantil. Levando em consideração que as crianças estão em
desenvolvimento e ficam submersas a várias questões sobre o que as cercam, que
dificilmente são respondidas e também considerando a possibilidade de explorar a
curiosidade sem fugir do seu contexto e idade,este trabalho optou por focar no arco
íris e suas cores. Através de contação de história, atividade de recorte e colagem e
elaboração e manuseio de massinha de modelar caseira, foi possível trabalhar com
as turmas sobre a formação do arco íris e cores primárias e secundárias. A
metodologia, os materiais didáticos selecionados e a abordagem da temática se
mostraram relevantes para essa faixa etária. Nessa perspectiva, teve-se como
proposta a observação, análise e promoção de ações que envolvam a alfabetização
cientifica na primeira infância, possibilitando o desenvolvimento do senso cognitivo e
da ludicidade, que são primordiais nessa fase, utilizando uma linguagem adaptada
ao público destinado e proporcionando o desenvolvimento infantil.