• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Search 
  •   DSpace Home
  • Search
  •   DSpace Home
  • Search
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Search

Show Advanced FiltersHide Advanced Filters

Filters

Use filters to refine the search results.

Now showing items 1-10 of 13

  • Sort Options:
  • Relevance
  • Title Asc
  • Title Desc
  • Issue Date Asc
  • Issue Date Desc
  • Results Per Page:
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
Thumbnail

O ensino de química sob a perspectiva da educação em direitos humanos: uma abordagem reflexiva na educação de jovens e adultos 

Siqueira, Cíntia Teles (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-20)
Os Direitos Humanos sensibilizam para a importância do respeito às diferenças e ao respeito da individualidade de cada ser humano, contribuindo para a formação de um cidadão consciente. O Ensino de Química deve ser ...
Thumbnail

A base nacional curricular comum, o letramento científico e gramsci: há diálogos? 

Santos, Igor Anastacio dos (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-18)
A Base Nacional Curricular Comum é um documento de caráter normativo que tem como objetivo traçar aquilo que é definido como essencial na aprendizagem no decorrer dos anos escolares. Devido a falta de informações e ...
Thumbnail

Produção do jogo didático “circuito dos elementos” como ferramenta pedagógica para o ensino de tabela periódica. 

Melo, Mariana Martins (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-11)
Ensinar e aprender Química ainda são desafios muito discutidos entre os educadores e licenciandos. Dentre os problemas que interferem de forma negativa no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, podemos destacar ...
Thumbnail

Guia didático digital sobre diferentes métodos de extração de produto natural como proposta para o ensino de química. 

Pereira, Mateus da Fonseca (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-19)
O ensino de química atualmente ocorre, em muitos casos, de maneira desmotivadora e descontextualizada, onde o professor apenas transmite conceitos, em sua grande maioria, abstratos, contendo diversas fórmulas e leis. Com ...
Thumbnail

O uso de textos de divulgação científica para ensinar história da ciência em sala de aula. 

Rodrigues, Marcelo Gonzaga (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-27)
Os textos de divulgação científica são materiais didáticos que ensinam a ciência por meio da linguagem literária. O presente trabalho visa utilizar tais textos e estudar sua aplicação em sala de aula, além de verificar ...
Thumbnail

Produção de um roteiro experimental como ferramenta pedagógica para o ensino de Eletroquímica. 

Dias, Lucas Ferreira da Silva (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-04)
É relatado na literatura que os alunos, de um modo geral, apresentam dificuldades de compreender os conceitos utilizados em Eletroquímica, uma vez que as reações de ganho e perda de elétrons são muito abstratas para os ...
Thumbnail

Química e saúde bucal: um estudo de caso interdisciplinar como ação preventiva e social para divulgação da ciência. 

Gomes, Steffany dos Santos (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-10)
A partir de observações feitas ao longo da graduação, há uma falta de compatibilidade entre o ensino tradicional/conteudista apresentado amplamente nos ambientes educacionais e a expectativa dos alunos quanto à construção ...
Thumbnail

Contextualização da Ciência Forense no Ensino de Química: Uma Oficina Temática no Curso Médio/técnico de Química. 

Costa, Pamela Roberta Alves da (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-28)
A ciência forense é uma área multidisciplinar que envolve a física, a biologia, a matemática, a química e outras áreas de fronteira a fim de dar suporte nas investigações criminais e civis. Por meio dos noticiários, ...
Thumbnail

. O livro didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química. 

Cassa, Sonara Gonçalves Silva (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-18)
O professor de química é detentor de um importante papel no processo de formação dos alunos: o de mediar o conhecimento. Para tecer esse processo de aprendizagem, o professor dispõe de inúmeras ferramentas didáticas que ...
Thumbnail

Uma proposta de gamificação no estudo da industrialização de frutas, hortaliças e derivados a alunos do curso médio técnico articulado de alimentos. 

Fonseca, Tais Pereira da (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-22)
O modelo tradicional, expositivo e não problematizador, foi proposto numa sociedade onde o mercado de trabalho necessitava de mão de obra qualificada para repetir os processos necessários na indústria, advindos das ...
  • 1
  • 2

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Discover

AuthorCassa, Sonara Gonçalves Silva (1)Costa, Pamela Roberta Alves da (1)Dias, Lucas Ferreira da Silva (1)Fonseca, Tais Pereira da (1)Gomes, Steffany dos Santos (1)Melo, Mariana Martins (1)Oliveira, Matheus Silva de (1)Pereira, Mateus da Fonseca (1)Rodrigues, Marcelo Gonzaga (1)Santos, Igor Anastacio dos (1)... View MoreSubject
Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias (13)
Química – Estudo e ensino (3)Química - Estudo e ensino (2)Base Nacional Curricular Comum (1)Ciência (1)Ciência forense – Química (1)Corrosão (1)Cosméticos - Química (1)Cosméticos – Estudo e ensino (1)Direitos humanos – Estudo e ensino (1)... View MoreDate Issued2018 (8)2021 (3)2019 (2)Has File(s)Yes (13)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV