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Listar por tema "Gamificação"

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    • Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências 

      Fraga, Vinicius Munhoz; (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela ...
    • Gamificação : estratégias para o ensino de ciências 

      Fraga, Vinícius Munhoz; Almeida, Caio Marlon da Silva de; Fonseca, Taís Pereira da; Braga, Eduardo dos Santos de Oliveira; Pereira, Marcus Vinicius (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Produto educacional da tese: Estratégias de gamificação ara promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências, 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. ...
    • Gamificação como ferramenta tecnológica pedagógica para melhoria da aprendizagem na educação infantil 

      Oliveira, Gabriella Carvalho de (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)
      Este trabalho buscou realizar uma análise sobre a adoção de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em especial, a Gamificação no âmbito da Educação Infantil para crianças de 3 a 5 anos, sua viabilidade ...
    • Gamificação híbrida em matemática: a dualidade entre as abordagens digital e analógica no ensino 

      Souza, Eric da Silva (IFRJ - CAC, 2023)
      Este artigo busca investigar como a implementação da gamificação como metodologia de ensino afeta a motivação dos alunos e os resultados educacionais, considerando as limitações na infraestrutura das escolas brasileiras ...
    • Gamificação no ensino da língua inglesa em tempos de pandemia 

      Santos, Barbara Martins dos (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)
      Este trabalho tem como objetivo relatar a relevância da utilização de ferramentas tecnológicas como aliadas ao ensino da língua estrangeira, especificamente à língua inglesa. Salientando, assim, a aplicação de metodologias ...
    • Gamificação para promoção da educação cidadã em Arraial do Cabo 

      Pedro, Mariana Araujo (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)
      Este trabalho busca trazer reflexões sobre a promoção da educação cidadã na rede de ensino pública, através da gamificação, com recorte no município de Arraial do Cabo. Para isso, apoiou-se em estudos e pesquisas acerca do ...
    • Gamificando relações de gênero na história: uso crítico das TDICs em sala de aula 

      Leite, Ana Carolina Pessoa (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)
      Ciente da importância e necessidade de trazer as tecnologias digitais para o contexto escolar, o presente artigo é uma pesquisa bibliográfica, na qual pretendo refletir sobre o uso das TDICs nas aulas de História por meio ...
    • O jogo eletrônico como ferramenta de ensino-aprendizagem em práticas pedagógicas de língua inglesa 

      Resende, Gabriela Garrido (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)
      A fim de contribuir com as discussões acerca do uso de jogos aplicados à educação e do ensino de Inglês como Língua Estrangeira (English as a Foreign Language – EFL), o presente trabalho propõe a análise de jogos digitais ...
    • Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I 

      Linhares, Sthefany da Silva (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)
      Estratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de ...
    • A utilização do jogo Kahoot no ensino de geografia 

      Lemos Filho, Alex José (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2019)
      O presente trabalho trata da inserção da tecnologia no ensino de Geografia com a utilização do jogo digital considerando o processo de gamificação, entendido como estratégia de ensino baseado nos elementos de um jogo ...

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