Navegação por assunto "Ciência - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
O Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula e o resgate do “dever de casa” na educação básica através do uso do smartphone.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2021)O destaque nesta pesquisa é o dever de casa, uma atividade pedagógica de grande importância para o desenvolvimento escolar. Além disso, as tecnologias digitais, em especial o smartphone, pode contribuir com o resgate ... -
Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O estudo das ondas sonoras possui relevância na educação científica, mas ainda são incipientes aplicações práticas considerando a abstração do tema. Esta pesquisa tem por objetivo propor uma estratégia didática para o ... -
Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação: QUEIROZ, Emerson de Souza. Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM. Orientação: Marcus Vinicius da Silva Pereira; 2022. 99p. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)A presente pesquisa é fruto da experiência docente de um professor que atua há mais de nove anos no magistério e que, revendo sua prática, vem pensando em possibilidades de alavancar o interesse por parte dos alunos no ... -
Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: DANTAS, Luiz Felipe Santoro. Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica. Orientação: Eline Deccache Maia. 300 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – ... -
Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: DANTAS, Luiz Felipe Santoro. Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica. Orientação: Eline Deccache Maia. 300 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – ... -
História da Ciência nos anos iniciais: possibilidades e limites em um processo formativo
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Esse trabalho buscou valorizar processos colaborativos que consideram a complexidade da prática docente e as rápidas transformações que vêm ocorrendo na dinâmica escolar, assim como a demanda da superação do isolamento ... -
História da Ciência nos anos iniciais: possibilidades e limites em um processo formativo
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: GUIMARÃES, Lucas Peres. História da Ciência nos anos iniciais: Possibilidades e limites em um processo formativo. Orientação: Denise Leal de Castro, 2022.181p. Tese (Doutorado Profissional em ... -
A mala da ciência e a oficina "visão, luz e cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para o público infantil
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)A presente pesquisa consistiu em construir e analisar a oficina chamada "Visão, Luz e Cores", que integra a Mala da Ciência do ECI Itinerante, com foco no público infantil. A oficina foi composta por alguns experimentos ... -
Portfólio da oficina "Visão, Luz e Cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para as crianças
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Produto educacional da dissertação: GALHARDI, Elizabeth de O. Portfólio da oficina "Visão, Luz e Cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para as crianças. Orientação: Grazielle Rodrigues Pereira; 2021. ...