Repositório do Instituto Federal do Rio de Janeiro: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 921
-
As Relações Interpessoais na Modernidade Líquida e suas influências no ambiente educacional.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente memorial é registro da realização de uma instalação artística interativa com elementos sonoros e visuais que abordou a temática das relações interpessoais na modernidade líquida e como elas influenciam o ... -
Teatro da Laje: Desafios, poéticas e afetos na Periferia Carioca
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho busca revelar a trajetória do Grupo Teatro da Laje, investigar a iniciativa de teatro escolar em uma favela que se tornou representante das culturas das periferias e das possibilidades de produção ... -
Só mais um Silva ou o dia em que virei cidadão: Perspectivas Autobiográficas sobre Juventudes e Construção de Identidades
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho tem como objetivo apresentar perspectivas autobiográficas sobre a construção das identidades, por meio de narrativas exclusivas de três jovens oriundos da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, que ... -
Curso de Extensão “Outras Histórias da Arte: propondo reflexões críticas sobre a produção visual contemporânea nas periferias”
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho busca problematizar as produções do cenário contemporâneo das artes visuais da/e na Baixada Fluminense, com enfoque nos bairros de Nova Iguaçu e Belford Roxo. O projeto tem como proposta o fortalecimento ... -
Reflexões na formação de professores: as possibilidades dos museus e centros de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação: Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos. 2021. 116 f. ... -
Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)A presente pesquisa visa investigar as contribuições da prática de mediação no Museu Ciência e Vida – MCV – para a prática docente dos futuros professores. Consideramos que os mediadores, que em sua parte são alunos de ... -
Link canal Educação Ambiental para Iniciantes
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação: Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ. Orientação: Alexandre Maia do Bomfim. ... -
Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ
(IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Educação ambiental crítica com atividades participativas no ensino médio: reflexões a partir de um conflito socioambiental na Baixada Fluminense-RJ -
Produção do Curta-Documentário entre Músicos e Pavões, O Choro
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O memorial descritivo apresentado relata o processo de produção do curta-documentário intitulado Entre músicos e pavões, o choro que versa sobre a trajetória de criação e desenvolvimento das atividades de um movimento ... -
O que sabemos e como sabemos sobre África? - Experiências da docência no ensino de geografia
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)Ao direcionar a experiência docente, aporte teórico, e abordagens no livro didático sobre o continente africano, foi possível constatar a contradição escalar de um espaço geográfico múltiplo em seus contextos e tempos ... -
Afetos Revolucionários: Microbiografias de uma Revolução Periférica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)Este Memorial Descritivo apresenta o processo de elaboração e produção do livro Afetos Revolucionários: microbiografias de uma revolução periférica, que traz narrativas biográficas de Bia Pimenta, Danielle Francisco e ... -
Ciências no mundo de Berta: guia de abordagem pedagógica para professores da primeira etapa da educação básica
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: Possibilidades de ações a partir do livro "NO mundo de Berta": diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil. Orientação: Giselle Rôças; Coorientação: Maylta Brandão dos ... -
Possibilidades de ações a partir do livro "No mundo de berta": Diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A proposta da contação/mediação de histórias atrelada aos temas das ciências na educação infantil e nas exigências da Lei 11.645/08 é o caminho que guia esta tese. As histórias literárias permeiam o universo docente, auxiliam ... -
Curso de formação em educação de jovens e adultos: ênfase na aprendizagem significativa
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ. Orientação: Valéria da Silva Vieira; 2022. 6 f. Tese (Doutorado Profissional ... -
Formação de professores de ciências e a educação de jovens e adultos: desafios, perspectivas e experiências no IFRJ
(IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A essência da Educação de Jovens e Adultos é ser uma modalidade de ensino que prevê a garantia do direito à educação a todos aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na etapa regular de ensino, sendo, assim, ... -
O Ensino de Artes Visuais: Contribuições para a valorização das artes visuais africanas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)Nesta pesquisa, buscamos questionar estereótipos e preconceitos com relação à cultura africana, além de compreender quais as possíveis contribuições do ensino de Artes Visuais para a valorização das artes africanas. ... -
Reflexões sobre o programa Formação de Plateia do Theatro Municipal
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2019)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as ações de formação de público, da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Tendo como foco estratégias de mediação cultural que visam à sustentabilidade artística ... -
Ações educativas na promoção do uso racional de medicamentos no ensino de jovens e adultos
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2025)Este trabalho tem por objetivo analisar a importância de ações educativas no uso racional de medicamentos no enfrentamento da automedicação em escolas na Educação de Jovens e Adultos. O uso inadequado de medicamentos ... -
Anticorpo Monoclonal: Uma nova perspectiva para o tratamento da epilepsia
(IFRJ, 2024)O uso de anticorpos monoclonais vem sendo estudado para o tratamento de diversas doenças neurológicas, incluindo a epilepsia, com efeitos colaterais mínimos e resultados positivos no controle de crises convulsivas. A ... -
Disfunção Neuroendócrina na Síndrome do Ovário Policístico: Impacto na Susceptibilidade de Doenças Neurodegenerativas
(IFRJ, 2024)Nas últimas décadas, observou-se um aumento significativo na expectativa de vida. Estima-se que, na América Latina, entre 1980 e 2025, a população total deverá crescer 271%, enquanto a população com mais de 60 anos ...