Repositório do Instituto Federal do Rio de Janeiro: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 1003
-
Avifauna do IFRJ Campus Pinheiral como Ferramenta Educacional
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)O Brasil possui ocorrência de 1.971 espécies de aves, porém 256 espécies estão ameaçadas de extinção. As principais ameaças às aves são o desmatamento e a fragmentação de habitats procedentes de atividades antrópicas. No ... -
Cinema, Mercado e Representação Feminina: distribuição cinematográfica e a iniciativa do Selo Elas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)O presente trabalho propõe uma análise da distribuição de filmes brasileiros e da participação feminina no audiovisual. O objetivo foi descrever as relações entre cinema e mercado, com ênfase na trajetória dos filmes com ... -
O que pode o corpo do estudante de Ensino Fundamental II? - um elogio a uma escolarização corporificada
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)No presente trabalho, assume-se uma postura em defesa da importância de se considerar a corporeidade dos estudantes ao longo de seu processo de escolarização - mais especificamente, dos estudantes do segundo segmento ... -
Democratizando a Ciência : Oficina Microscopia Caseira como Instrumento Pedagógico para uma Educação Ambiental Decolonial e Sustentável
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO O Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Pinheiral (IFRJ CPIN) está localizado em uma região historicamente marcada pela escravização e pelo desmatamento da Mata Atlântica, No IFRJ CPIN, o Laboratório Espaço ... -
Produção do Curta-metragem Documental Raízes do Pé
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Este Memorial Descritivo apresenta detalhadamente os processos de concepção, gravação e finalização do curta-metragem documental Raízes do Pé. O filme busca registrar memórias de alguns ex-integrantes do grupo cultural ... -
Vão-se os dedos, são os anéis que ficam
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O trabalho aqui apresentado consiste em um memorial do processo de produção da exposição “Vão-se os dedos, são os anéis que ficam”, realizada na Casa de Cultura Mário Quintana, na cidade de Porto Alegre/ RS. Trata-se ... -
Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como instrumento pedagógico contextualizado ao território
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), historicamente invisibilizadas, emergem como instrumento valioso para a construção de estratégias alimentares mais justas e sociobiodiversas. No contexto educacional, ... -
Matemática e a consciência em contexto
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação: WERNEK, Stefannie Dusek de Novaes. Matemática e a consciência em contexto. Orientação: Maria Cristina do Amaral Moreira. 2022. 103 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de ... -
O ensino de ciências e matemática a partir de questões sociocientíficas: temáticas e estratégias didáticas nas séries finais do ensino fundamental.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Esta pesquisa buscou como principal objetivo possibilitar, por meio das QSC, o ensino de matemática, em uma perspectiva realista, na relação com ciências, identificadas a partir das vivências dos alunos. Foram promovidas ... -
Os saberes do ensino de ciências com os sabores da literatura.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação: MELO, Adriana Maria de Oliveira Rodrigues. Os saberes do ensino de ciências com os sabores da literatura. Orientação: Maria Cristina do Amaral Moreira. 2022. 75 p. Dissertação (Mestrado ... -
O ensino de ciências por meio de questões sociocientíficas e literatura na educação infantil.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)A pesquisa tem como foco o primeiro segmento da Educação Básica, a saber, a Educação Infantil. Utilizamos a literatura como ponto de partida para o desenvolvimento da pesquisa. Além da literatura, consideramos que uma ... -
A videoanálise como uma alternativa na experimentação em eletromagnetismo para a educação a distância em cursos de física.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O presente trabalho apresenta uma proposta de implementação e a análise, para uma abordagem alternativa às atividades experimentais obrigatórias, que tratam de eletromagnetismo, no ensino a distância de um consórcio de ... -
Uma sequência didática para o ensino de genética mendeliana em uma turma de primeiro ano do ensino médio.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação: BARBOSA, Leonardo Alves. O emprego do ensino híbrido no estudo de genética mendeliana em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Orientação: Wallace Vallory Nunes. 2022. 78 p. Dissertação ... -
O emprego do ensino híbrido no estudo de genética mendeliana em uma turma de primeiro ano do ensino médio.
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Esta pesquisa teve por objetivo demonstrar a singularidade pedagógica do ensino híbrido, considerando-se as conotações teórico-conceituais e as práticas desse método de ensino, na disciplina de Genética em uma turma de ... -
Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: DANTAS, Luiz Felipe Santoro. Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica. Orientação: Eline Deccache Maia. 300 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – ... -
Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: DANTAS, Luiz Felipe Santoro. Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica. Orientação: Eline Deccache Maia. 300 f. Tese (Doutorado Profissional em Ensino de Ciências) – ... -
Ciência em pingos: o podcast como recurso de divulgação científica
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)A presente pesquisa é fruto da experiência docente de um professor que atua há mais de nove anos no magistério e que, revendo sua prática, vem pensando em possibilidades de alavancar o interesse por parte dos alunos no ... -
História da Ciência nos anos iniciais: possibilidades e limites em um processo formativo
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da tese: GUIMARÃES, Lucas Peres. História da Ciência nos anos iniciais: Possibilidades e limites em um processo formativo. Orientação: Denise Leal de Castro, 2022.181p. Tese (Doutorado Profissional em ... -
História da Ciência nos anos iniciais: possibilidades e limites em um processo formativo
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Esse trabalho buscou valorizar processos colaborativos que consideram a complexidade da prática docente e as rápidas transformações que vêm ocorrendo na dinâmica escolar, assim como a demanda da superação do isolamento ... -
Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Produto educacional da dissertação: QUEIROZ, Emerson de Souza. Ateliê do som: proposta de uma estratégia baseada na Educação STEAM. Orientação: Marcus Vinicius da Silva Pereira; 2022. 99p. Dissertação (Mestrado Profissional ...