Repositório do Instituto Federal do Rio de Janeiro: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 921
-
A química dos gostos: o uso de uma oficina temática para contextualizar as propriedades bioquímicas e físico-químicas de substâncias junto a alunos do Ensino Médio.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2017)A pesquisa envolvendo o Ensino da Química tem revelado formas alternativas, interessantes e viáveis para o processo de ensino e aprendizagem. Estas, quando utilizadas adequadamente, podem esclarecer conteúdos de forma ... -
Temos história para contar: um resgate das memórias do NAPNE a partir dos egressos do Colégio Pedro II.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este estudo, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em Rede Nacional, na linha de pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica", ... -
As Quatro Direções do Céu
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2020)O presente memorial propõe descrever o processo de produção e realização do produto cultural As Quatro Direções do Céu, espetáculo teatral que integrou a programação da V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio ... -
Associação entre polimorfismos gênicos no metabolismo lipídico e a evolução da história natural da infecção pelo vírus da hepatite C
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2025)A hepatite C é um importante problema de saúde pública, afetando mais de 50 milhõesde pessoas em todo o mundo. A infeção pelo vírus da hepatite C (HCV) tem consequências graves em longo prazo, uma vez que cerca de 70%-80% ... -
Uso de recurso audivisual como estratégia para promoção de cultura de prevenção contra incêndio e pânico no campus Arraial do Cabo do IFRJ.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Esta pesquisa foi realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e pressupõe a formação integral do indivíduo em suas várias dimensões, com uma perspectiva omnilateral que ... -
Memorial descritivo: Jogo "A Caçada Dourada": Tecnologia de prática educativa para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente memorial descritivo tem como objetivo detalhar os passos da produção do jogo de tabuleiro educativo “Caçada Dourada” com a principal temática a ali- mentação, direcionado para crianças com Transtorno do Espectro ... -
Memorial descritivo Afluentes O Sertão Carioca Ontem e Hoje
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Este memorial descritivo apresenta o processo de concepção, desenvolvimento e desdobramentos da ação cultural Afluentes e sua primeira publicação intitulada O Sertão Carioca Ontem e Hoje. A publicação possui produção ... -
A noção de experiência e suas potencialidades para (Re)pensar a Educação
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O tema do presente estudo se situa na área da educação e, a partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, buscará investigar as potencialidades da noção de experiência, tal como defendida pelo educador espanhol Jorge ... -
Trilha Marginal: subjetividades e estéticas periféricas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Este texto consiste em um memorial do processo de criação do trabalho artístico "Trilha Marginal", que tem como temática central o sujeito periférico em suas relações estéticas. O trabalho foi construído a partir de três ... -
Diferenças no processo de apredizagem de alunos com transtorno do espectro autista: uma revisão narrativa.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O autismo, conforme definido no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais - DSM V, é um distúrbio invasivo do desenvolvimento caracterizado por desafios na interação social, déficits na comunicação verbal, interesses ... -
Jogo matemático para auxiliar no aprendizado de números inteiros com foco em alunos com discalculia.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Muito se tem discutido sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à matemática. Os exames revelam baixos índices de eficiência na disciplina, o que tem posicionado o Brasil em patamares desfavoráveis nos ... -
Análise das informações oferecidas aos docentes sobre inclusão de alunos com deficiência no contexto pós-pandêmico.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este trabalho objetiva compreender o cenário das formações oferecidas aos docentes no período pós-pandêmico, voltadas para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual (DI). Foi realizado um levantamento dos ... -
Be Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente trabalho tem por objetivo propor a criação de um produto educacional, que utilize as práticas de mindfulness como ferramenta de promoção da regulação emocional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais ... -
O ensino de disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual: uma revisão sistemática.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O objetivo deste estudo consiste em conhecer como está o cenário das pesquisas sobre o ensino das disciplinas biomédicas voltado para alunos com deficiência visual. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo Revisão ... -
Contribuições da educação não formal destinada ao campesinato para a popularização da ciência.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A Popularização da Ciência (PC) é uma área em constante atualização, tanto em relação aos referenciais teóricos, quanto às práticas desenvolvidas, imbricada ao contexto social e ao desenvolvimento científico e tecnológico. ... -
Brincando com a ciência: mulheres cientistas e cultura científica no Museu do Brinquedo de Fortaleza.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)Este estudo investiga a contribuição da coleção lúdica do Museu do Brinquedo de Fortaleza (MBF) para a cultura científica dos museus, com foco na inclusão de Mulheres na Ciência. Utilizando uma abordagem metodológica ... -
Combate às fake news sobre ciência na rede social digital Instagram: contribuições para os divulgadores científicos.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)O presente estudo aborda a divulgação científica como uma ferramenta essencial no combate às fake news nas redes sociais digitais. Investiga possíveis estratégias para a educação de divulgadores científicos na área da ... -
O Oceano e as Mudanças Climáticas: a abordagem da justiça climática em portais de notícias do Brasil.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)De acordo com as tendências atuais, os efeitos das mudanças climáticas se tornarão cada vez mais frequentes no cotidiano das pessoas. Apesar de os efeitos serem globais, distintos grupos sociais são impactados em ... -
Competências informacionais e a sociologia da inclusão social da pessoa com deficiência: Youtube enquanto ferramenta de divulgação científica.
(IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2024)A pesquisa parte da hipótese de que o YouTube pode funcionar como uma ferramenta eficaz de divulgação científica, particularmente no campo da sociologia e no tema da inclusão social de pessoas com deficiência ... -
Benefícios da termossonicação no processamento do requeijão cremoso.
(Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2023)O requeijão cremoso é um tipo de queijo fundido bastante aprececiado pelo consumidor brasileiro devido a sua praticidade e sabor. Contudo, cada vez mais os consumidores buscam por produtos saudáveis e de qualidade, sendo ...