Repositório do Instituto Federal do Rio de Janeiro: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 227
-
Ensino de ciências e prática pedagógica : a avaliação da aprendizafem no IFRJ
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)A presente pesquisa buscou compreender como tem ocorrido a avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura em física e química do IFRJ. O objetivo geral foi contribuir para reflexão a respeito da prática pedagógica ... -
Estratégias de gamificação para promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)As metodologias ativas permitem ao aluno desenvolver autonomia e protagonismo na construção de seu conhecimento. Para que a aprendizagem ocorra, é essencial estar motivado e engajado. A gamificação, caracterizada pela ... -
Quedas em idosos associadas ao uso de medicamentos: revisão da literatura.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021-06-15)As quedas em idosos podem estar relacionadas a diversosfatores, contudo quedas são frequentemente relacionadas ao uso de medicamentos. O objetivo deste trabalho foi descrever como as queda sem idosos podem estar relacionadas ... -
Nanopartículas e micropartículas polissacarídicas: principais matrizes e métodos de obtenção
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021-02-02)A nanotecnologia é um campo científico multidisciplinar que tem avançado rapidamente nos últimos anos, tendo aplicações nas mais diversas áreas. A tecnologia farmacêutica é uma área em constante desenvolvimento e a busca ... -
O potencial nutracêutico da curcumina da curcuma longa Linn no tratamento do câncer.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021-04-09)A concepção de uma nutrição que possa atender as necessidades nutricionais básicas de um organismo assim como atuar na redução do risco de desenvolvimento de algumas doenças recebe, cada vez mais, evidências a respeito ... -
Alcaloides bioativos isolados de Waltheria Indica (Malvaceae)
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021-05-17)As waltherionas representam uma nova classe de alcaloides 4-quinolônicos cuja ocorrência é restrita aos gêneros Waltheria e Melochia da família Malvaceae e se destacam pelo seu elevado potencial farmacológico. Plantas ... -
Dislipidemias aterogênicas e os novos alvos terapêuticos: uma revisão da literatura.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021-01-29)As dislipidemias referem-se ao aumento das taxas de lipídeos no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos e destacam-se entre os fatores de risco para doença aterosclerótica. As indicações para indivíduos ... -
Efeitos do tempol sobre o estresse oxidativo e alterações estruturais e funcionais renais em modelo de hipertensão renovascular 2 rins, 1 clipe.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021-02-01)Tempol, um nitróxido sintético mimético da enzima superóxido dismutase, demonstra atenuar danos induzidos por espécies reativas, exercendo efeitos benéficos em modelos animais de estresse oxidativo e hipertensão. Este ... -
Tabela periódica: uma breve descrição sobre os trabalhos apresentados no JALEQUIM.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021-02-01)Percebemos nos dias atuais que ensinar química continua sendo um dos grandes desafios para os professores da área. Notase uma dificuldade que se estabelece em encontrar uma conexão da química com o cotidiano do educando, ... -
A trajetória escolar de discentes pretas do ensino médio e técnico no IFRJ - CDuC: representatividade, perspectiva e acolhimento escolas.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2022-02-22)Desde o início do que se conhece como Ciências, segundo a tradição ocidental, a marginalização baseada em preceitos racistas e machistas gerou – e ainda o faz atualmente – diversos obstáculos impeditivos ao ingresso de ... -
A química expressa na cultura indígena: o ensino de química baseado na pintura corporal.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021-02-23)A lei 11.645 publicada em 10 de março de 2008 tornou obrigatório nas redes básicas de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. A busca por alternativas para incorporar o conhecimento científico, ... -
Química forense: uma proposta de oficina temática para o ensino médio da rede estadual de ensino.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018-12-13)O presente trabalho teve como objetivo propor uma Oficina Temática em Química Forense para o Ensino Médio. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um colégio estadual no município de São João de Meriti Rio ... -
Destilaria: uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018-12-03)O ensino da Química Orgânica apresenta conteúdos demasiadamente extensos e complexos, exigindo dos estudantes habilidades como abstração e visão espacial para sua completa assimilação, além do entendimento de uma linguagem ... -
Estudo de caso na área de ensino de metrologia básica aplicado ao ensino médio técnico em química.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2020-02-19)Atualmente, segundo Baker (2016), há uma “crise de reprodutibilidade” nos resultados científicos. Embora afirme que a Química é uma das áreas mais confiáveis, ainda há uma parcela de publicações que apresentam baixa ... -
Determinação de ânions: construção de uma ferramenta interativa para auxiliar nas aulas de química analítica qualitativa experimental.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021-06-16)As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são ferramentas que utilizam sinais digitais que convertem uma informação em dados binários e vice- versa. O uso de TDIC pode tornar mais dinâmico o processo ... -
Análise da percepção de estudantes de um pré-vestibular social sobre o ensino de química na educação básica.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021-01-18)A qualidade da Educação Básica possui um grande impacto na vida escolar de alunos e quando estes decidem ingressar em um curso superior, a falta de embasamento pode gerar um empecilho na jornada destes estudantes. ... -
Elaboração de apostila como um material didático interdisciplinar para o ensino médio utilizando o lixo eletrônico como tema gerador.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018-06-14)A educação brasileira iniciouse no processo de catequização indígena carreando por muito tempo características de que o professor seria o detentor do conhecimento que seria depositado no aluno, e, como consequência, ... -
Divulgação científica na formação inicial de professores: um estudo sobre disciplinas do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2022-02-14)A divulgação dos conhecimentos científicos e tecnológicos contribui, em diferentes aspectos, para a reflexão social dos indivíduos, fomentando o seu arcabouço informativo, científico e cultural. Ainda que sem a intenção ... -
Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021-02-22)O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de CaxiasRJ), na ... -
Pelo não silenciamento: ecoar das vozes de futuros professores de química sobre a educação de jovens e adultos.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021-10-13)A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupa lugar marginalizado em muitas formações acadêmicas, inclusive na formação de futuros professores de Química. Tendo como premissa a importância de se refletir sobre esse assunto ...