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dc.contributor.advisorReis, Felipe José Jandre dos
dc.date.accessioned2024-08-21T14:37:57Z
dc.date.available2024-08-21T14:37:57Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationFERNANDES, Louise Acalantis Pereira Pires. Desenvolvimento e validação de uma história em quadrinhos sobre educação em Neurociência da dor para crianças. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/978
dc.description.abstractIntrodução: Embora a educação sobre neurociência da dor (END) esteja bem estabelecida para adultos, os estudos incluindo crianças ainda são escassos na literatura. As estratégias de END para crianças devem considerar a necessidade de linguagem e ilustrações adequadas no seu desenvolvimento. Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento, validade de face e conteúdo de uma história em quadrinhos estruturada sobre END para crianças. Métodos: Foi desenvolvida uma versão preliminar de uma história em quadrinhos baseada em conteúdos de END identificados na literatura. A versão preliminar foi apresentada a um painel de especialistas e à população-alvo. O material foi analisado em sete domínios, incluindo: conteúdo, objetivos, linguagem, ilustrações, layout, motivação e ajuste cultural. O cálculo do escore total de adequação foi feito a partir da soma dos escores obtidos em cada domínio, dividido pelo escore total máximo. Os resultados são apresentados por meio da análise descritiva. Resultados: O painel de especialistas foi composto por 11 (64,7%) fisioterapeutas e seis (35,3%) psicólogos com experiência profissional média de 13,8 (DP=8,58) anos. O escore total de adequação (0-100%) foi de 87,7 A versão preliminar foi avaliada por 28 pais, 6 responsáveis e por 28 crianças (15 meninas; médias de idade = 9,7 anos). O escore médio de satisfação (0-10) foi de 8,6 em 10. As crianças ficaram satisfeitas (n=7; 25%) ou muito satisfeitas (n=21; 75%) com a história da história em quadrinhos. Conclusão: A história em quadrinhos desenvolvida, intitulada “Uma Jornada para Entender a Dor”, foi validada quanto à validade de face e conteúdo pelo painel de especialistas e pela população-alvo. Esta história em quadrinhos pode ser um recurso potencialmente útil para crianças com dor persistente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectNeurociência da dor - Educaçãopt_BR
dc.subjectCriancapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação de uma história em quadrinhos sobre educação em Neurociência da dor para crianças.pt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Louise Acalantis Pereira Pires
dc.typeTCCpt_BR


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