dc.description.abstract | Introdução: Embora a educação sobre neurociência da dor (END) esteja bem
estabelecida para adultos, os estudos incluindo crianças ainda são escassos
na literatura. As estratégias de END para crianças devem considerar a
necessidade de linguagem e ilustrações adequadas no seu desenvolvimento.
Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento, validade de face e
conteúdo de uma história em quadrinhos estruturada sobre END para crianças.
Métodos: Foi desenvolvida uma versão preliminar de uma história em
quadrinhos baseada em conteúdos de END identificados na literatura. A versão
preliminar foi apresentada a um painel de especialistas e à população-alvo. O
material foi analisado em sete domínios, incluindo: conteúdo, objetivos,
linguagem, ilustrações, layout, motivação e ajuste cultural. O cálculo do escore
total de adequação foi feito a partir da soma dos escores obtidos em cada
domínio, dividido pelo escore total máximo. Os resultados são apresentados
por meio da análise descritiva. Resultados: O painel de especialistas foi
composto por 11 (64,7%) fisioterapeutas e seis (35,3%) psicólogos com
experiência profissional média de 13,8 (DP=8,58) anos. O escore total de
adequação (0-100%) foi de 87,7 A versão preliminar foi avaliada por 28 pais, 6
responsáveis e por 28 crianças (15 meninas; médias de idade = 9,7 anos). O
escore médio de satisfação (0-10) foi de 8,6 em 10. As crianças ficaram
satisfeitas (n=7; 25%) ou muito satisfeitas (n=21; 75%) com a história da
história em quadrinhos. Conclusão: A história em quadrinhos desenvolvida,
intitulada “Uma Jornada para Entender a Dor”, foi validada quanto à validade
de face e conteúdo pelo painel de especialistas e pela população-alvo. Esta
história em quadrinhos pode ser um recurso potencialmente útil para crianças
com dor persistente. | pt_BR |