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Desenvolvimento e validação de uma história em quadrinhos sobre educação em Neurociência da dor para crianças.

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Louise Acalantis Pereira Pires Fernandes (1.167Mb)
Data
2022
Autor
Fernandes, Louise Acalantis Pereira Pires
Metadata
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Resumo
Introdução: Embora a educação sobre neurociência da dor (END) esteja bem estabelecida para adultos, os estudos incluindo crianças ainda são escassos na literatura. As estratégias de END para crianças devem considerar a necessidade de linguagem e ilustrações adequadas no seu desenvolvimento. Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento, validade de face e conteúdo de uma história em quadrinhos estruturada sobre END para crianças. Métodos: Foi desenvolvida uma versão preliminar de uma história em quadrinhos baseada em conteúdos de END identificados na literatura. A versão preliminar foi apresentada a um painel de especialistas e à população-alvo. O material foi analisado em sete domínios, incluindo: conteúdo, objetivos, linguagem, ilustrações, layout, motivação e ajuste cultural. O cálculo do escore total de adequação foi feito a partir da soma dos escores obtidos em cada domínio, dividido pelo escore total máximo. Os resultados são apresentados por meio da análise descritiva. Resultados: O painel de especialistas foi composto por 11 (64,7%) fisioterapeutas e seis (35,3%) psicólogos com experiência profissional média de 13,8 (DP=8,58) anos. O escore total de adequação (0-100%) foi de 87,7 A versão preliminar foi avaliada por 28 pais, 6 responsáveis e por 28 crianças (15 meninas; médias de idade = 9,7 anos). O escore médio de satisfação (0-10) foi de 8,6 em 10. As crianças ficaram satisfeitas (n=7; 25%) ou muito satisfeitas (n=21; 75%) com a história da história em quadrinhos. Conclusão: A história em quadrinhos desenvolvida, intitulada “Uma Jornada para Entender a Dor”, foi validada quanto à validade de face e conteúdo pelo painel de especialistas e pela população-alvo. Esta história em quadrinhos pode ser um recurso potencialmente útil para crianças com dor persistente.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/978
Collections
  • Ciências da Saúde

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