Alfabetização e Letramento: uma análise do material SORA
Abstract
Este trabalho teve como objetivo analisar o material SORA (Sistema Online de
Recursos de Alfabetização), utilizado no curso de Práticas de Alfabetização, do
Programa Tempo de Aprender, do Programa Nacional de Alfabetização,
disponibilizado na plataforma do Ministério da Educação (AVAMEC). O público-
alvo desse curso são alfabetizadores, e ele foi adotado, como formação
continuada de seus professores, pela Secretaria de Educação de Nova Iguaçu
(RJ), nos anos de 2021-2022. Investigou-se se o material é baseado nos
princípios do alfabetizar letrando, pressupostos contemporâneos para aquisição
da leitura e escrita. O curso é composto por vídeos e materiais complementares,
nos quais se ressaltam os benefícios do método fônico para a formação de
leitores e produtores de texto. Os resultados da análise evidenciaram que o foco
em um único método não favorece essa formação, especialmente ao se
considerar apenas o método fônico, que se volta para a aquisição estrutural do
código da língua em detrimento do letramento. Contemporaneamente, entende-
se que a alfabetização e o letramento devem ocorrer de forma simultânea,
portanto não se pode deixar de lado o uso contextual da língua em favor de uma
abordagem que tem como base somente a decodificação e codificação da
escrita. A metodologia adotada foi a análise documental, tendo como referência
o material SORA e textos legais, como a Base Nacional Comum Curricular
(BRASIL, 2017). Como aporte teórico, foram considerados trabalhos de Adams
(2006), Albuquerque e Boto (2020), Arruda (2022), Leal (2019), Nogueira e
Lapuente (2022), Soares (2004; 2009; 2016; 2019; 2022), Zabala (1998), entre
outros.