• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Alfabetização e Letramento: uma análise do material SORA

Thumbnail
View/Open
TCC - Bárbara Santos Bezerra da Silva (1.804Mb)
Date
2023
Author
Silva, Bárbara Santos Bezerra da
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho teve como objetivo analisar o material SORA (Sistema Online de Recursos de Alfabetização), utilizado no curso de Práticas de Alfabetização, do Programa Tempo de Aprender, do Programa Nacional de Alfabetização, disponibilizado na plataforma do Ministério da Educação (AVAMEC). O público- alvo desse curso são alfabetizadores, e ele foi adotado, como formação continuada de seus professores, pela Secretaria de Educação de Nova Iguaçu (RJ), nos anos de 2021-2022. Investigou-se se o material é baseado nos princípios do alfabetizar letrando, pressupostos contemporâneos para aquisição da leitura e escrita. O curso é composto por vídeos e materiais complementares, nos quais se ressaltam os benefícios do método fônico para a formação de leitores e produtores de texto. Os resultados da análise evidenciaram que o foco em um único método não favorece essa formação, especialmente ao se considerar apenas o método fônico, que se volta para a aquisição estrutural do código da língua em detrimento do letramento. Contemporaneamente, entende- se que a alfabetização e o letramento devem ocorrer de forma simultânea, portanto não se pode deixar de lado o uso contextual da língua em favor de uma abordagem que tem como base somente a decodificação e codificação da escrita. A metodologia adotada foi a análise documental, tendo como referência o material SORA e textos legais, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Como aporte teórico, foram considerados trabalhos de Adams (2006), Albuquerque e Boto (2020), Arruda (2022), Leal (2019), Nogueira e Lapuente (2022), Soares (2004; 2009; 2016; 2019; 2022), Zabala (1998), entre outros.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/957
Collections
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV