dc.contributor.advisor | Silva, Márcia Cristina de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T14:18:53Z | |
dc.date.available | 2024-08-07T14:18:53Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | MELLO, Thammy Christine Ribeiro de Lemos. Educação Inclusiva em tempos de pandemia. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/940 | |
dc.description.abstract | Introdução: O ensino Remoto Emergencial (ERE) foi uma medida adotada pelas escolas, que tiveram que repensar suas práticas pedagógicas, devido ao surgimento da pandemia do coronavírus. A nova modalidade de ensino, no entanto, expõe peculiaridades que podem agravar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com NEE, como a falta de conectividade e de assistência pedagógica. Devido a isso, essa pesquisa busca apresentar uma discussão sobre a inclusão durante o período remoto. Objetivo: Verificar como os professores de uma escola municipal na Zona Oeste do Rio de Janeiro desenvolveram o processo de escolarização dos estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto da pandemia por SARS-COV-2. Resultados: A partir da coleta de dado, percebeu-se que a repentina transformação da modalidade de ensino trouxe impactos mais severos às pessoas socialmente mais vulneráveis. O que se observa é a exclusão escolar do aluno com NEE, por falta de despreparo das escolas e de direcionamento dos órgãos voltados à educação do país. Conclusão: O ensino remoto emergencial evidenciou uma questão que já existia de forma presencial: a dificuldade no processo de inclusão de alunos com NEE. O Terapeuta Ocupacional muito poderia contribuir com estratégias adaptativas para o ensino remoto, uma vez que, faz análise de atividade com intuito de melhorar o desempenho ocupacional em atividades significativas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS REALENGO | pt_BR |
dc.subject | Terapia ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino na pandemia | pt_BR |
dc.title | Educação Inclusiva em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.contributor.author | Mello, Thammy Christine Ribeiro de Lemos | |
dc.type | TCC | pt_BR |