• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação Inclusiva em tempos de pandemia

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Thammy Christine Ribeiro de Lemos Mello (1.093Mb)
Data
2021
Autor
Mello, Thammy Christine Ribeiro de Lemos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Introdução: O ensino Remoto Emergencial (ERE) foi uma medida adotada pelas escolas, que tiveram que repensar suas práticas pedagógicas, devido ao surgimento da pandemia do coronavírus. A nova modalidade de ensino, no entanto, expõe peculiaridades que podem agravar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com NEE, como a falta de conectividade e de assistência pedagógica. Devido a isso, essa pesquisa busca apresentar uma discussão sobre a inclusão durante o período remoto. Objetivo: Verificar como os professores de uma escola municipal na Zona Oeste do Rio de Janeiro desenvolveram o processo de escolarização dos estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto da pandemia por SARS-COV-2. Resultados: A partir da coleta de dado, percebeu-se que a repentina transformação da modalidade de ensino trouxe impactos mais severos às pessoas socialmente mais vulneráveis. O que se observa é a exclusão escolar do aluno com NEE, por falta de despreparo das escolas e de direcionamento dos órgãos voltados à educação do país. Conclusão: O ensino remoto emergencial evidenciou uma questão que já existia de forma presencial: a dificuldade no processo de inclusão de alunos com NEE. O Terapeuta Ocupacional muito poderia contribuir com estratégias adaptativas para o ensino remoto, uma vez que, faz análise de atividade com intuito de melhorar o desempenho ocupacional em atividades significativas.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/940
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV