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dc.contributor.advisorLima, Simone Maria Puresa Fonseca
dc.date.accessioned2024-08-01T17:03:34Z
dc.date.available2024-08-01T17:03:34Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationPAIVA, Davi José Barreto Vasconcelos de. Estudo de revisão: Linguagem Visual e cinematográfica na audiodescrição. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/932
dc.description.abstractA Audiodescrição é um recurso que utiliza os sons para informar os aspectos visuais de produtos e atividades culturais, propiciando o lazer do indivíduo com deficiência visual. A Terapia Ocupacional estuda todo o contexto e ambiente da ocupação lazer e suas interações, sendo a audiodescrição um recurso potencializador para o acesso de atividades significativas para o indivíduo, como cinema, eventos esportivos, teatros, museus, dentre outros. Em relação aos filmes, existem diversas normas e guias para nortear a produção de audiodescrição, em que cada país possui suas próprias diretrizes. Segundo Araújo (2011), as normas americana, espanhola e britânica priorizam os elementos visuais, enquanto os parâmetros de Jimenez-Hurtado e Payá abordam sobre a necessidade da descrição tanto dos elementos visuais quanto dos cinematográficos. A descrição de elementos visuais é algo complexo que envolve questões sobre quando e como de fato realizá-la, acrescido a necessidade de abordar sobre os elementos cinematográficos durante a produção do roteiro de audiodescrição (AD). Segundo Alves, Gonçalves e Pereira (2013), estes elementos são fundamentais para a construção mental por parte do público de audiodescrição e favorecem a compreensão da trama, envolvendo pontos como a iluminação, enquadramento, planos, movimento de câmera e paleta sonora. O objetivo do trabalho foi realizar um estudo de revisão bibliográfica sobre os elementos visuais e cinematográficos na audiodescrição e apresentar uma análise comparativa dos achados com uma obra audiovisual brasileira. Os dados encontrados a partir da revisão corroboraram para um estudo do videoclipe audiodescrito Abraço Forte, em que as diretrizes preconizadas pela NBR 16452/2016 foram contempladas. Seeman (2019) dialoga sobre a importância da não utilização de termos técnicos fílmicos, preferindo colocar as sensações proporcionadas na descrição. A linguagem visual e cinematográfica presente durante o videoclipe foi transmitida por meio de palavras que proporcionam sensações específicas para a compreensão do público, evitando o uso de termos técnicos. Por fim, percebe-se a necessidade da apropriação da norma brasileira de audiodescrição, além de novas pesquisas acadêmicas sobre o temapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.subjectLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectNormapt_BR
dc.titleEstudo de revisão: Linguagem Visual e cinematográfica na audiodescriçãopt_BR
dc.contributor.authorPaiva, Davi José Barreto Vasconcelos de
dc.typeTCCpt_BR


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