A utilização do brincar pelo terapeuta ocupacional como recurso terapêutico no atendimento da criança com deficiência: uma revisão integrativa da literatura.
Abstract
O presente estudo tem por objetivo identificar o uso do brincar como recurso
terapêutico utilizado por terapeutas ocupacionais no atendimento de
reabilitação na faixa etária infantil. Trata-se de uma revisão integrativa da
literatura, que reuniu artigos publicados em português pelo Sistema Online de
Busca e Análise de Literatura Médica (Medline) / PubMed, Biblioteca Virtual de
Saúde (BVS), Scielo, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Revista de
Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, e na Revista
Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional (REVISBRATO), sendo
selecionados 7 artigos que utilizaram o brincar como recurso terapêutico, que
trouxeram como resultado o ganho de habilidades no desempenho motor,
cognitivo, de linguagem e expressão, além da melhora na capacidade lúdica e
na qualidade das relações sociais nos diversos contextos da criança. O estudo
pôde ressaltar a relevância da utilização do brincar como recurso terapêutico
na prática clínica desenvolvida por terapeutas ocupacionais junto à criança com
deficiência.