Teleconsulta: Uma experiência na graduação de Terapia Ocupacional
Date
2020Author
Silva, Ana Christina Dias da
Silva, Edilaine Camarinha de Freitas da
Metadata
Show full item recordAbstract
O contexto da pandemia de Covid-19 gerou a necessidade de profissionais
de Terapia Ocupacional buscarem novas formas de manterem os
atendimentos, interrompidos devido ao isolamento social para a
prevenção da disseminação do novo coronavírus. A Telessaúde passou a
ter lugar de destaque como campo de atuação terapêutico ocupacional,
principalmente em ações como na teleconsulta. A partir disso, este
trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas por
duas estagiárias do curso de Terapia Ocupacional de uma Instituição
Pública de Ensino Superior do Rio de Janeiro, ocorridas no período
compreendido entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021, no âmbito da
teleconsulta. O estudo trata-se de um relato de vivências que ocorreram
em um estágio não presencial, sob formato de Telessaúde, vinculado a um
projeto de extensão. A experiência em Telessaúde se deu por meio de
participação das estudantes em um estágio supervisionado, com ênfase na
reabilitação física de pacientes anteriormente atendidos em ambulatório
de Terapia Ocupacional e que tiveram seus atendimentos presenciais
interrompidos em decorrência da pandemia de Covid-19. O uso do
formato de Telessaúde se mostrou uma possibilidade viável no processo
prático-teórico de formação de estudantes que necessitam experienciar a
prática clínica em estágio supervisionado. Esta medida vem sendo adotada
como uma alternativa para evitar que profissionais, acadêmicos e
pacientes se exponham ao novo coronavírus. Para a efetivação da
Telessaúde, optou-se pela realização de teleconsultas que ocorreram por
meio de ferramentas tecnológicas. A experiência no estágio
supervisionado, no formato de teleconsulta, proporcionou reflexões acerca
da importância para o estudante de Terapia Ocupacional em ter a
oportunidade de vivenciar a prática terapêutica em diferentes âmbitos. Tal
experiência mostrou-se uma fonte enriquecedora de aprendizagem na
formação acadêmica.