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Teleconsulta: Uma experiência na graduação de Terapia Ocupacional

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Ver/
Ana Christina Dias da Sila e Edilaine Camarinha de Freitas da Silva (1.326Mb)
Fecha
2020
Autor
Silva, Ana Christina Dias da
Silva, Edilaine Camarinha de Freitas da
Metadatos
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Resumen
O contexto da pandemia de Covid-19 gerou a necessidade de profissionais de Terapia Ocupacional buscarem novas formas de manterem os atendimentos, interrompidos devido ao isolamento social para a prevenção da disseminação do novo coronavírus. A Telessaúde passou a ter lugar de destaque como campo de atuação terapêutico ocupacional, principalmente em ações como na teleconsulta. A partir disso, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas por duas estagiárias do curso de Terapia Ocupacional de uma Instituição Pública de Ensino Superior do Rio de Janeiro, ocorridas no período compreendido entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021, no âmbito da teleconsulta. O estudo trata-se de um relato de vivências que ocorreram em um estágio não presencial, sob formato de Telessaúde, vinculado a um projeto de extensão. A experiência em Telessaúde se deu por meio de participação das estudantes em um estágio supervisionado, com ênfase na reabilitação física de pacientes anteriormente atendidos em ambulatório de Terapia Ocupacional e que tiveram seus atendimentos presenciais interrompidos em decorrência da pandemia de Covid-19. O uso do formato de Telessaúde se mostrou uma possibilidade viável no processo prático-teórico de formação de estudantes que necessitam experienciar a prática clínica em estágio supervisionado. Esta medida vem sendo adotada como uma alternativa para evitar que profissionais, acadêmicos e pacientes se exponham ao novo coronavírus. Para a efetivação da Telessaúde, optou-se pela realização de teleconsultas que ocorreram por meio de ferramentas tecnológicas. A experiência no estágio supervisionado, no formato de teleconsulta, proporcionou reflexões acerca da importância para o estudante de Terapia Ocupacional em ter a oportunidade de vivenciar a prática terapêutica em diferentes âmbitos. Tal experiência mostrou-se uma fonte enriquecedora de aprendizagem na formação acadêmica.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/920
Colecciones
  • Ciências da Saúde

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