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dc.contributor.advisorRibeiro, Marcos Antonio Guerine
dc.contributor.advisorFriedrich, Margarete Pereira
dc.date.accessioned2024-07-10T16:04:28Z
dc.date.available2024-07-10T16:04:28Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSANTOS, Luana Costa. O Scratch para a promoção do pensamento criativo na educação formal: um guia prático. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/896
dc.description.abstractO Scratch é a 24o linguagem de programação mais utilizada no mundo, criada por um grupo de pesquisa do MIT. Essa linguagem, baseada em blocos de programação, foi desenvolvida para permitir a elaboração de animações, histórias, jogos, dentre outros, por meio de um ambiente lúdico e intuitivo. O Scratch além de permitir que as pessoas tenham suas primeiras experiências no mundo da programação também promove o pensamento computacional e criativo. Apesar de ter sido essencialmente criado para o público infanto juvenil, devido à sua facilidade de uso, o Scratch vem sendo utilizado por professores de diversas áreas do conhecimento para a produção de recursos didáticos mais criativos e dinâmicos. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo detalhar o processo de construção de um Guia Prático que apresenta conceitos relacionados ao Scratch e ao pensamento criativo. Para isso, no primeiro momento, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o pensamento criativo (PC) em contexto pedagógico, incluindo uma análise sobre como a BNCC aborda essa competência. Tais levantamentos fundamentaram a criação Guia Prático, em formato de site, voltado para professores da educação básica que desejam utilizar o Scratch e promover o pensamento criativo em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectPensamento Criativopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO Scratch para a promoção do pensamento criativo na educação formal: um guia práticopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Luana Costa
dc.typeTCCpt_BR


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