O Scratch para a promoção do pensamento criativo na educação formal: um guia prático
Abstract
O Scratch é a 24o linguagem de programação mais utilizada no mundo, criada por um grupo de pesquisa
do MIT. Essa linguagem, baseada em blocos de programação, foi desenvolvida para permitir a
elaboração de animações, histórias, jogos, dentre outros, por meio de um ambiente lúdico e intuitivo. O
Scratch além de permitir que as pessoas tenham suas primeiras experiências no mundo da programação
também promove o pensamento computacional e criativo. Apesar de ter sido essencialmente criado para
o público infanto juvenil, devido à sua facilidade de uso, o Scratch vem sendo utilizado por professores
de diversas áreas do conhecimento para a produção de recursos didáticos mais criativos e dinâmicos.
Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo detalhar o processo de construção de um Guia
Prático que apresenta conceitos relacionados ao Scratch e ao pensamento criativo. Para isso, no primeiro
momento, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o pensamento criativo (PC) em contexto
pedagógico, incluindo uma análise sobre como a BNCC aborda essa competência. Tais levantamentos
fundamentaram a criação Guia Prático, em formato de site, voltado para professores da educação básica
que desejam utilizar o Scratch e promover o pensamento criativo em suas práticas pedagógicas.