dc.contributor.advisor | Mury, Viviane de Guanabara | |
dc.date.accessioned | 2024-06-12T16:11:44Z | |
dc.date.available | 2024-06-12T16:11:44Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | SERRA, Gabrielle Cristine Gaete. Fantasia literária brasileira de entretenimento e internet: implicações no mercado editorial nacional. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Produção Cultural), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/876 | |
dc.description.abstract | O trabalho realizado investiga se houve alterações na dinâmica de inserção dos
livros de fantasia escritos por autores brasileiros no mercado editorial, provocadas
pelo uso da internet por parte de autores e público leitor. Classificamos como
literatura de fantasia as obras ficcionais que apresentam como elemento central nos
seus enredos o sobrenatural, englobando os gêneros fantástico e maravilhoso, com
foco nas produções que constituem literatura de entretenimento, elaboradas,
portanto, para atender às demandas mercadológicas. Para este fim, valemo-nos de
uma metodologia descritiva, que nos permitisse a observação e a caracterização das
relações entre os elementos que configuram nosso escopo, tomando por base
teorias relativas à cultura de massa, em especial as conceituações de Umberto Eco,
e à cibercultura, com destaque para Pierre Lévy e Henry Jenkins. As análises são
possibilitadas por meio de pesquisas sobre o mercado, dados sobre produção e
consumo de livros, utilização de redes sociais digitais por parte de público e autor,
trajetória de publicação dos autores, construindo um panorama que nos evidencia as
variações ocorridas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | Research Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREAS | pt_BR |
dc.subject | Fantasia; literatura brasileira de entretenimento; cultura de massa; internet; mercado editorial brasileiro. | pt_BR |
dc.title | Fantasia literária brasileira de entretenimento e internet: implicações no mercado editorial nacional. | pt_BR |
dc.contributor.author | Serra, Gabrielle Cristine Gaete | |
dc.type | TCC | pt_BR |