Fantasia literária brasileira de entretenimento e internet: implicações no mercado editorial nacional.
Abstract
O trabalho realizado investiga se houve alterações na dinâmica de inserção dos
livros de fantasia escritos por autores brasileiros no mercado editorial, provocadas
pelo uso da internet por parte de autores e público leitor. Classificamos como
literatura de fantasia as obras ficcionais que apresentam como elemento central nos
seus enredos o sobrenatural, englobando os gêneros fantástico e maravilhoso, com
foco nas produções que constituem literatura de entretenimento, elaboradas,
portanto, para atender às demandas mercadológicas. Para este fim, valemo-nos de
uma metodologia descritiva, que nos permitisse a observação e a caracterização das
relações entre os elementos que configuram nosso escopo, tomando por base
teorias relativas à cultura de massa, em especial as conceituações de Umberto Eco,
e à cibercultura, com destaque para Pierre Lévy e Henry Jenkins. As análises são
possibilitadas por meio de pesquisas sobre o mercado, dados sobre produção e
consumo de livros, utilização de redes sociais digitais por parte de público e autor,
trajetória de publicação dos autores, construindo um panorama que nos evidencia as
variações ocorridas.