• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Repercussões ocupacionais e estresse em familiares responsáveis por pré-escolares durante a pandemia da COVID-19

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de Conclusão de Curso - Luisa Coutinho do Carmo Mota (1.532Mb)
Data
2021
Autor
Mota, Luisa Coutinho do Carmo
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Introdução: A pandemia da COVID-19 e a implementação das medidas de distanciamento social culminaram em modificações bruscas no funcionamento familiar. As alterações em ocupações cotidianas e o aumento no nível de estresse de familiares responsáveis por crianças pequenas transformou o contexto familiar em um ambiente repleto de incertezas de imprevisibilidade. Objetivo: Identificar os impactos da pandemia da COVID-19 nas ocupações cotidianas e no nível de estresse de familiares responsáveis por pré-escolares residentes no município do Rio de Janeiro, durante o início do distanciamento social. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, realizado com 35 familiares responsáveis de pré-escolares. O recrutamento dos participantes ocorreu virtualmente e a coleta de dados se deu por meio de questionário online autoaplicável, que incluiu os instrumentos padronizados Critério de Classificação Econômica do Brasil e da Escala de Estresse Percebido – 10. A análise dos dados envolveu estatística descritiva simples e a técnica de análise de conteúdo temática-categorial. Resultados: Identificou-se alteração em todas as ocupações investigadas por mais de 70% dos participantes, em que 100% relataram alterações no lazer, 89% na rotina de alimentação, 86% na prática de atividades físicas, 80% na rotina de sono e 71% na situação de trabalho. Já o aumento do nível de estresse foi reportado por 91% dos participantes após a implementação das medidas de distanciamento social, sendo a categoria mais referida como causa de estresse a “Mudança na Rotina Familiar” (73% dos participantes). Discussão: Foi constatado que as medidas adotadas para implementação do distanciamento social não só alteraram a rotina dessas famílias, como também causaram estado de perturbação ocupacional nos participantes, que pode gerar impactos negativos na saúde e bem-estar dos indivíduos. Essa situação vivenciada por responsáveis de crianças pequenas pode infligir prejuízos para o desenvolvimento infantil, uma vez que quando os cuidadores se encontram emocionalmente instáveis não ofertam, da mesma forma, o suporte necessário à criança. Considerações Finais: O estudo possibilitou melhor compreensão sobre os impactos que a pandemia da COVID-19 gerou nas ocupações cotidianas e no nível de estresse de familiares responsáveis por pré-escolares durante o primeiro momento da implementação das medidas de distanciamento social. Recomenda-se a realização de mais pesquisas investigando as repercussões da pandemia no contexto familiar de crianças pequenas.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/854
Collections
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV