Repercussões ocupacionais e estresse em familiares responsáveis por pré-escolares durante a pandemia da COVID-19
Abstract
Introdução: A pandemia da COVID-19 e a implementação das medidas de
distanciamento social culminaram em modificações bruscas no funcionamento familiar.
As alterações em ocupações cotidianas e o aumento no nível de estresse de familiares
responsáveis por crianças pequenas transformou o contexto familiar em um ambiente
repleto de incertezas de imprevisibilidade. Objetivo: Identificar os impactos da
pandemia da COVID-19 nas ocupações cotidianas e no nível de estresse de familiares
responsáveis por pré-escolares residentes no município do Rio de Janeiro, durante o
início do distanciamento social. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo,
transversal, realizado com 35 familiares responsáveis de pré-escolares. O
recrutamento dos participantes ocorreu virtualmente e a coleta de dados se deu por
meio de questionário online autoaplicável, que incluiu os instrumentos padronizados
Critério de Classificação Econômica do Brasil e da Escala de Estresse Percebido –
10. A análise dos dados envolveu estatística descritiva simples e a técnica de análise
de conteúdo temática-categorial. Resultados: Identificou-se alteração em todas as
ocupações investigadas por mais de 70% dos participantes, em que 100% relataram
alterações no lazer, 89% na rotina de alimentação, 86% na prática de atividades
físicas, 80% na rotina de sono e 71% na situação de trabalho. Já o aumento do nível
de estresse foi reportado por 91% dos participantes após a implementação das
medidas de distanciamento social, sendo a categoria mais referida como causa de
estresse a “Mudança na Rotina Familiar” (73% dos participantes). Discussão: Foi
constatado que as medidas adotadas para implementação do distanciamento social
não só alteraram a rotina dessas famílias, como também causaram estado de
perturbação ocupacional nos participantes, que pode gerar impactos negativos na
saúde e bem-estar dos indivíduos. Essa situação vivenciada por responsáveis de
crianças pequenas pode infligir prejuízos para o desenvolvimento infantil, uma vez que
quando os cuidadores se encontram emocionalmente instáveis não ofertam, da
mesma forma, o suporte necessário à criança. Considerações Finais: O estudo
possibilitou melhor compreensão sobre os impactos que a pandemia da COVID-19
gerou nas ocupações cotidianas e no nível de estresse de familiares responsáveis por
pré-escolares durante o primeiro momento da implementação das medidas de
distanciamento social. Recomenda-se a realização de mais pesquisas investigando
as repercussões da pandemia no contexto familiar de crianças pequenas.