• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências da Saúde
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Desenvolvimento de recurso terapêutico com uso de sequências e imagens para treino cognitivo em terapia ocupacional.

Thumbnail
Ver/
Trabalho de Conclusão de Curso - Jessica Cristina Marinho Ribeiro Goulart (553.6Kb)
Fecha
2020
Autor
Goulart, Jessica Cristina Marinho Ribeiro
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Introdução: O presente trabalho visa apresentar as etapas do desenvolvimento de um recurso terapêutico para intervenção em Reabilitação Cognitiva na atuação da Terapia Ocupacional. O desenvolvimento deste recurso ocorreu em 2019 a partir da necessidade de criar um recurso como parte da avaliação obrigatória do estágio I em Terapia Ocupacional em Reabilitação Cognitiva, realizados na Clínica-Escola do Campus Realengo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, sendo utilizado como ferramenta para intervir em diferentes aspectos das funções cognitivas e objetiva facilitar e otimizar a prática da Terapia Ocupacional neste serviço. O recurso é constituído por sequências de palavras e imagens pertencentes a uma determinada categoria. Metodologia: O recurso foi elaborado para examinar, estimular e treinar capacidades integrativas de funções cognitivas específicas, como atenção, memória de trabalho, memória semântica, linguagem e funções executivas, através de estímulos visuais e dos comandos verbais durante a aplicação do recurso, no qual a abordagem utilizada foi o Treino Cognitivo que, por sua vez, visa favorecer as capacidades cognitivas por meio da prática com estimulação de um conjunto de tarefas estruturadas específicas nas funções cognitivas que estão alteradas, possibilitando amenizar e/ou retardar os prejuízos cognitivos existentes, onde o grau de desempenho varia de acordo com a personalidade da pessoa, considerando as emoções e as capacidades de autoconsciência e planejamento das estratégias. Discussão: É apresentado detalhadamente as funções cognitivas que o recurso foi capaz de estimular e a sua aplicação durante a intervenção ao ser utilizado pelo terapeuta ocupacional como mediador do desempenho ideal relacionando as três variáveis constituídas entre pessoa, contexto da tarefa e ambiente, de modo gradual, como o Modelo Interativo Dinâmico de Cognição, por ser capaz de trazer as autopercepções sobre as habilidades para o desempenho efetivo de uma ação. Conclusão: Sendo assim, este trabalho se trata de uma análise minuciosa e descritiva do processo de desenvolvimento do recurso terapêutico e sobre sua aplicação, através de embasamento teórico com autores de referência, potencializando o uso de atividades estruturadas com recursos terapêuticos nas intervenções e treinos cognitivos na prática da Terapia Ocupacional.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/850
Colecciones
  • Ciências da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV